Banca de DEFESA: VANUSIA MARIA DOS SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE: VANUSIA MARIA DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA: 28/07/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO POLO DE GESTÃO NO CENTRO DE VIVENCIA
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE RETEXTUALIZAÇÃO: CONTO, INTELIGÊNCIA MÚLTIPLA E TEXTO/FILME EM PRÁTICA ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Caderno Pedagógico. Leitura. Produção Textual. Estratégias de Retextualização. Inteligência Múltipla Interpessoal.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este relatório de pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de prática de ensino presente nesta investigação cujo produto é um Caderno Pedagógico. A pesquisa é tentativa de resposta ao seguinte anseio: que estratégias não só viabilizam a leitura e a escrita, mas também motivam os estudantes a participar destas práticas pedagógicas de maneira interativa? O Caderno contém a fonte de pesquisa que fundamenta a proposta de atividades, um quadro que sintetiza a sugestão de prática educativa, as ações que entrelaçadas concretizam as estratégias propostas, uma palavra final acerca da propositura, aprofundando sugestões de leitura, e as referências utilizadas. O objetivo é promover a leitura e a produção textual por meio de estratégias de retextualização calcadas na avaliação e no desempenho da inteligência múltipla interpessoal. Tais estratégias justificam-se pelo fato de que as demandas sociais exigem do alunado multiletramento e perfil interativo, e a escola precisa acompanhar esses avanços. Esta proposta tem como base, dentre outros, os estudos de Cosson (2006), Marcuschi (2010), Koch e Elias (2012), Koch, Bentes e Cavalcante (2008), Gardner (1994). A mediação da execução das atividades ocorreu em uma turma do oitavo ano, em Aracaju/SE, e o resultado evidenciou que oportunizar prática de leitura e escrita por meio de estratégias de retextualização, bem como motivar os estudantes a participar delas a partir do incentivo ao desenvolvimento da inteligência múltipla interpessoal é algo construtivo. No relatório, inicialmente, os aspectos teóricos que fundamentam a proposta são explicitados; em seguida, a proposição da pesquisa e a maneira como a execução da sequência básica foi mediada é apresentada e, por fim, o resultado da investigação é analisado e no Caderno Leitura, câmera, ensino! constam orientações acerca de como desenvolver a proposta.

Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - ONIREVES MONTEIRO DE CASTRO

Notícia cadastrada em: 06/07/2015 10:09