Banca de DEFESA: MARISTELA FELIX DOS SANTOS

DATA: 29/07/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO POLO DE GESTÃO NO CENTRO DE VIVENCIA
TÍTULO: AUTOBIOGRAFIA: EXERCENDO O PROTAGONISMO EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Escrita. Autobiografia. Ensino.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Neste trabalho, propomo-nos a discutir uma proposta de ensino desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Poeta José Sampaio, em Nossa Senhora do Socorro, Sergipe. Esta proposta baseia-se no pressuposto de que o domínio da leitura e da escrita é uma condição essencial para que o sujeito possa fazer uso da linguagem com autonomia, criando e recriando sentidos a partir dos textos que lê e escreve. Entretanto, os vários anos de estudo não têm propiciado isso a muitos discentes da escola pública. Assim, articulando postulados teórico-metodológicos da Linguística Textual, relativos ao ensino de gêneros textuais e à referenciação, elaboramos um caderno pedagógico composto por um conjunto de estratégias de leitura e de escrita do gênero textual autobiografia. O caderno destina-se a professores de Língua Portuguesa que atuam no sétimo ano do Ensino Fundamental. Ao ser aplicado, em sala de aula, uma vez como experimento, esse material didático obteve resultados satisfatórios tanto na proposta de leitura quando na de escrita. Nesta última, dos catorze alunos que participaram do projeto, dez conseguiram melhor aproveitamento em seu processo de produção de texto. Este material oferece, portanto, uma contribuição para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de leitura e produção de texto dos estudantes.

Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Presidente - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Externo à Instituição - VALDINAR CUSTÓDIO FILHO

Notícia cadastrada em: 06/07/2015 09:58