Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA ALVES MENEZES
DATA: 30/07/2015
HORA: 10:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO POLO DE GESTÃO NO CENTRO DE VIVENCIA
TÍTULO: LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
CONSTRUINDO PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
PALAVRAS-CHAVES: Letramento - Gênero textual Educação Inclusiva.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
O presente relatório de pesquisa visa apresentar a aplicação de uma sequência didática com o gênero textual receita culinária em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de um centro de atendimento educacional especializado de Salvador – BA. Objetiva investigar a contribuição do gênero na ampliação das competências e habilidades comunicativas e de letramento dos alunos, em suas diferentes funções e finalidades. Utilizamos a metodologia da pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e natureza interpretativa e interventiva. Esta pesquisa orienta-se pelos pressupostos teóricos de Galvão Filho (2009), Glat (1998) e Sassaki (1997; 2004; 2005) em relação à Educação Inclusiva. As concepções Kleiman (1995), Rojo (2006) e Soares (1998; 2002; 2004) sustentaram a noção de letramento como prática social. Para a concepção de leitura e produção textual foram abordadas as contribuições de teóricos de Koch e Elias (2012), Kleiman (2001; 2009), Leffa (1996) e Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II (1998). Para a noção de gênero textual, a pesquisa se fundamentou nos conceitos de Bakhtin (1997), Marcuschi (2002) e Dolz, Noverraz, e Schneuwly (2004). Os resultados permitiram revelar que o ensino da língua utilizando o gênero textual se configura enquanto instância de acesso a saberes linguísticos necessários para a efetiva atuação sociocultural e ampliação do processo de letramento dos alunos.