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Banca de DEFESA: KARINE MELO E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINE MELO E SILVA
DATA: 29/07/2015
HORA: 10:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO POLO DE GESTÃO NO CENTRO DE VIVENCIA
TÍTULO: DA FALA PARA A ESCRITA: UMA ABORDAGEM DA MONOTONGAÇÃO E DA DITONGAÇÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Monotongação, Ditongação, Escrita, Ortografia.
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Neste trabalho, desenvolvemos um estudo sobre os fenômenos da monotongação e da ditongação na escrita. Na fala, esses fenômenos ocorrem sistematicamente e não implicam qualquer avaliação social. No entanto, quando transpostos para a escrita, esses fenômenos resultam em erros ortográficos, que funcionam como fonte de censura e de discriminação. Diante de tais considerações, produzimos um material didático com o objetivo de contribuir para o apagamento da monotongação e da ditongação na escrita, uma vez que é nessa modalidade da língua que esses fenômenos são estigmatizados. O Módulo Didático proposto é fruto da aplicação de uma sequência de atividades, que promovem a constante escrita de vocábulos favorecedores da monotongação e da ditongação, visando contribuir para o domínio da ortografia, através do apagamento desses fenômenos. Sua estrutura está dividida em três seções. Inicialmente, há a introdução, com fundamentação teórica, a fim de explicitar conceitos e reflexões sobre os fenômenos estudados. Em seguida, temos uma seção prática, em que são descritas as atividades desenvolvidas. São atividades como cruzadinhas, caça-palavras e trabalho com textos, através de diferentes estímulos, que, estabelecendo a relação fala - escrita, buscam contribuir para o progressivo apagamento, na escrita, da monotongação e da ditongação. Por fim, trazemos as considerações finais, com reflexões acerca da sequência de atividades desenvolvida e com indicações de leituras complementares e de outros materiais que muito contribuíram para este estudo. Esse Módulo foi desenvolvido durante cinco aulas, numa turma de sexto ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual “24 de Outubro” (AJU/SE). Pudemos verificar, através dos dados obtidos, que as atividades desenvolvidas contribuíram para o tratamento dos fenômenos estudados, uma vez que os alunos apresentaram um progressivo apagamento da monotongação e da ditongação na escrita. Assim, entendemos a importância desse Módulo Didático não só por ser um material didático específico para o tratamento desses fenômenos, mas também por apresentar uma abordagem diferenciada da ortografia, com atividades lúdicas e trabalho com textos, auxiliando o professor a desenvolver um ensino sistemático e eficaz das normas ortográficas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo à Instituição - NUKÁCIA MEYRE SILVA ARAÚJO
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG

Notícia cadastrada em: 03/07/2015 15:40
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