Banca de DEFESA: NADJA SOUZA RIBEIRO

DISCENTE: NADJA SOUZA RIBEIRO
DATA: 30/07/2015
LOCAL: AUDITÓRIO DO POLO DE GESTÃO NO CENTRO DE VIVENCIA
TÍTULO: LITERATURA EM DEBATE: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE ARGUMENTATIVA ORAL NO 9º ANO
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Sequência Didática. Ensino. Gênero Público Oral. Letramento
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Argumentar, discordar do ponto de vista do outro e dar respostas a questionamentos são ações argumentativas que permeiam cotidianamente várias situações comunicativas. O contexto escolar, instituído como o lugar de apropriação do saber, pode servir à prática pedagógica direcionada à criticidade e reflexão; entretanto, no Ensino fundamental, o estudo sistematizado da argumentação é pouco oportunizado. Numa perspectiva sociodiscursiva, este relatório tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa-ação realizada no colégio CCDMA/BA, cujo propósito foio de possibilitar o desenvolvimento de capacidades argumentativas orais em sala de aula a partir de um debate regrado. A pesquisa está fundamentada nas teorias propostas por Perelman e Olbrechts-Tyteca(2005), que evidenciam os princípios teóricos da argumentação; em Leitão (2011) e Pontecorvo (2005), que discorrem acerca doensino da argumentação como processo de aquisição do conhecimento; emDolz, Schneuwly e Pietro (2010), que apresentama aplicação do conceito de gêneros textuais e o estudo do debate regrado por meio de sequência didática e em Cosson (2014b), que discute aspráticas de letramento literário dentro e fora do ambiente escolar.Optou-se pela aplicação de uma sequência didática como metodologia de trabalho por promover um estudo sistemático dos gêneros orais, e a leitura de textos literários configurou-se no processo como ponto de partida para a identificação de temáticas de relevância social e para a constituição dos argumentos.A pesquisa justifica-se pelo fato de a argumentação ser um processo cognitivo e social que promove a construção do conhecimentoe instaura processos discursivos na/pela linguagem humana. Os resultados apontam que, quando são realizadas práticas pedagógicas focadas no trabalho com as capacidades de linguagem, os estudantes efetivamente aprendem a posicionar-se como sujeitos discursivos. Além disso, observou-se que o estudo da argumentação é viável na Educação Básica e imprescindível, uma vez que também promove a reflexão e a construção de conhecimentos. O produto final da pesquisa empreendida está registrado em um Caderno Pedagógico que pretende partilhar a experiência realizada com outros professores de língua portuguesa, contribuindo, assim, com o aprimoramento das práticas de linguagem na escola.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA