Banca de QUALIFICAÇÃO: ADILSON OLIVEIRA ALMEIDA

PALAVRAS-CHAVES: Leitura, Letramento Literário, Oraridade
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este plano de trabalho, intitulado “Da leitura literária à expressividade oral” tem como objetivo principal contribuir para que os discentes desenvolvam o gosto pela leitura e, em especial, pela literatura, possibilitando-lhes ver a leitura do texto literário como uma das formas de se alcançar a formação geral e permitindo-lhes, também, o desenvolvimento da oralidade por meio da leitura, interpretação, discussão e análise dos textos de forma coletiva, mediados pela ação do professor em sala de aula. O projeto será executado nas turmas de 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual José de Alencar Cardoso. Esta iniciativa tem o caráter de intervenção pedagógica, no sentido de buscar contribuir para a prática e aprimoramento do letramento literário dos alunos desse segmento da educação básica. Como metodologia a ser seguida, serão confrontadas as práticas de leitura aqui propostas com os pensamentos dos teóricos e pesquisadores arrolados ao longo deste projeto. Para implementação deste plano de trabalho, será adotada como metodologia didática a leitura silenciosa dos textos propostos – dois poemas e um conto – seguida da leitura oral e expressiva do professor de língua portuguesa. Os textos trabalhados serão minuciosamente discutidos quanto a sua temática, forma, linguagem e estrutura, e os alunos produzirão seus textos baseados nos textos lidos e explorados. Espera-se que, ao final da execução deste plano de trabalho, 85% dos estudantes participantes passem a ter gosto pela leitura literária e tenham condições de aplicar e associar tais leituras ao contexto de sua vida cotidiana. Na culminância de tal projeto, os alunos envolvidos, depois de produzir seus próprios textos, apresentá-los-ão oralmente à turma e comunidade escolar. Por último, serão produzidos cadernos pedagógicos a partir da experiência docente.

Presidente - 6426475 - MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO
Interno - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Externo ao Programa - 1039769 - ANA MARIA LEAL CARDOSO

Notícia cadastrada em: 12/05/2015 16:42