A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DENISE OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DENISE OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 28/07/2014
HORA: 10:30
LOCAL: a definir
TÍTULO: GÊNERO BLOG: CONSTRUINDO SENTIDOS POR MEIO DA HIPERMODALIDADE
PALAVRAS-CHAVES: gêneros textuais, blog, hipermodalidade, sequência didática.
PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este projeto apresenta como alternativa de ensino um estudo sobre a hipermodalidade no gênero blog por meio de uma proposta de sequência didática baseada no estudo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Essa proposta culminará com a elaboração de um produto (um blog educativo) que tem como público alvo, professores do ensino fundamental. Dialogaremos com as concepções de gêneros discursivos de Bakhtin (2003), os estudos sobre os gêneros digitais de Marcuschi e Xavier (2003), bem como as concepções de texto de Koch e Elias (2013). O que motivou a elaboração dessa proposta foram algumas constatações sobre o ensino de língua no nosso país, principalmente no que se refere aos baixos índices nos níveis de leitura e de escrita dos alunos egressos do ensino fundamental. Apesar dos avanços e pesquisas no campo das línguas nas últimas décadas, o ensino, na maior parte dos casos, ainda continua preso às abordagens formais tomando a língua como um sistema separado do seu uso. Além disso, as diversas formas comunicativas advindas do atual contexto tecnológico, demandam a formação de um leitor proficiente, capaz de lidar com as possibilidades linguísticas características desse contexto. Dessa forma, faz-se urgente uma ressignificação do ato de ler e de escrever para que possamos preparar o aluno para o multiletramento exigido pelas tecnologias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Interno - 6426475 - MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO
Externo à Instituição - NUKÁCIA MEYRE SILVA ARAÚJO

Notícia cadastrada em: 24/07/2014 16:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf