Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALBERTO PRATA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALBERTO PRATA DE ALMEIDA
DATA: 27/07/2017
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: CRISE HÍDRICA E SUAS INTERAÇÕES COM AS GRANDES BARRAGENS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Recursos Hídricos, Modelagem Hidrológica, Geoprocessamento
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

RESUMO

A escassez e a má utilização dos recursos hídricos ameaçam o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente, sendo questões recorrentes levantadas por tomadores de decisão em muitos países. No Brasil, desde a instituição da Política Nacional de Recursos Hídricos, aborda-se a temática a partir de fundamentos como a definição do uso prioritário; busca da garantia dos usos múltiplos; da aceitação da bacia hidrográfica como unidade territorial para planejamento e atuação; do reconhecimento de que a água doce é um bem de domínio público; dotado de valor econômico; sendo um recurso natural limitado e assim devendo ter sua gestão descentralizada e contando com o apoio do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

A modelagem hidrológica é um campo da Hidrologia que vem se desenvolvendo e que cria ambientes onde podem ser representadas muitas interações e eventos importantes da hidrodinâmica de bacias hidrográficas. Na modelagem hidrológica possibilidades evolutivas podem ser obtidas a partir de novas conjugações entre teorias e tem evoluído muito nas últimas décadas com o favorecimento advindo do avanço computacional moderno, de novas técnicas de processamento, da grande evolução na utilização da estatística, como também do aumento da compreensão física dos fenômenos hidrológicos.

Os modelos hidrológicos são considerados bastante relevantes para muitos fins, que vão desde o cálculo das obras de arte de interesse econômico-social à pesquisa científica, como também ao planejamento e gestão ambientalmente equilibrados de uma região. Neste sentido, a bacia hidrográfica do rio São Francisco, de elevadíssima importância regional para o Brasil, vem sofrendo crescentes dificuldades para atender os usos múltiplos, havendo riscos até para o atendimento do abastecimento humano. Neste sentido, percebe-se ainda a ampliação das discussões acerca das variáveis ambientais e suas interações. O presente estudo propõe o uso da modelagem hidrológica para aprimorar a compreensão deste importante sistema acoplado homem-natureza, com ênfase no esclarecimento do fenômeno da crise hídrica.

A crise hídrica tem sido atribuída à diminuição da precipitação nas regiões de maiores aportes no alto e no médio São Francisco, se apresentado de forma mais intensa e prolongada a ponto de refletir sobre as vazões do sistema regularizado do São Francisco. A crise atual apresenta duração e intensidade mais graves já registradas. A pesquisa objetiva avaliar a produção de água da bacia hidrográfica do rio São Francisco a partir de modelos hidrológicos SWAT (Soil and Water Assessment Tools) e TANK (Tanque) em cenários de crise hídrica e suas interações com o complexo de grandes barragens nela presentes.

Externo ao Programa - 1533419 - ANDRE QUINTAO DE ALMEIDA
Presidente - 2177263 - ANTENOR DE OLIVEIRA AGUIAR NETTO
Externo ao Programa - 1834882 - ARIOVALDO ANTONIO TADEU LUCAS
Interno - 2579022 - GREGORIO GUIRADA FACCIOLI