Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE LUIS OLIVEIRA FEITOSA
DATA: 23/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Prodema
TÍTULO: ENSINO SOCIOAMBIENTAL NAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PALAVRAS-CHAVES: Processo de Ensino; Formação Contábil; Contabilidade Socioambiental.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
As sociedades em todo o mundo entendem hoje que as organizações econômicas possuem obrigações que excedem a simples produção de bens e serviços ao mercado. Cabem a elas minimizarem os impactos socioambientais negativos decorrentes de suas atividades. A Contabilidade Socioambiental objetiva mensurar, controlar e demonstrar economicamente passivos e ativos ambientais resultantes daqueles impactos. Todavia, estudos apontam dificuldades na operacionalização da contabilidade socioambiental pelos profissionais da área. Essa situação pode ser originada de fragilidades do processo de ensino, especificamente no tocante ao conteúdo didático dessa disciplina. A tese que investigaremos é se os conteúdos da contabilidade socioambiental, diferentemente dos da contabilidade tradicional, centram-se apenas na parte teórica da disciplina sem promover seu ensino prático. O objetivo desta pesquisa é analisar as características do ensino socioambiental nas Ciências Contábeis e possibilitar uma nova estrutura para ensino de seu conteúdo, utilizando metodologicamente, num estudo comparativo, a Análise Crítica do Discurso em elementos didáticos pedagógicos da disciplina Contabilidade Socioambiental e de disciplinas da Contabilidade Tradicional de cursos da graduação. Buscamos identificar elementos de similaridade e divergência didática-metodológica que subsidiem nossa tese e possam nos levar a propor uma solução ao problema apresentado e, com isso contribuir para o desenvolvimento da contabilidade no campo socioambiental, dotando-a de mais robustez teórica para a seu ensino e aplicabilidade.