Banca de DEFESA: ERNESTO ARAÚJO DE ALMEIDA

DATA: 14/08/2020
LOCAL: Vídeo conferência pelo Google Meet
TÍTULO: Funções Quadráticas: Ensino e Aplicações
PALAVRAS-CHAVES: Função Quadrática; Equação quadrática; Parábola.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Análise

Nesta dissertação o objetivo é contribuir no ensino e aprendizado de funções quadráticas nas séries finais da educação básica e, principalmente, na série inicial do ensino médio, e orientar a prática pedagógica através de suas aplicações, como em Física e em Economia, propiciando correlações com o mundo real sem ignorar as tecnologias digitais, tais como o simulador PhET o software de matemática dinâmica GeoGebra, cujos usos adequados e interativos podem facilitar a compreensão de conceitos e propriedades, além de funcionarem como ferramenta útil no processo de abstração, possibilitando uma visão mais transparente do tema em estudo. A difículdade que os alunos enfrentam no primeiro ano do ensino médio está relacionadaao estudo das funções quadráticas, em resolver equações quadráticas e construir seu gráfíco, pois, geralmente, o primeiro contato com curvas não-lineares acontece a partir daconstrução da parábola, a ponto de significar o sucesso ou o fracasso de estudantes em disciplinas relacionadas às Ciências Exatas, como Matemática e Física.

Presidente - 2098224 - ALEJANDRO CAICEDO ROQUE
Interno - 1449280 - EDER MATEUS DE SOUZA
Externo à Instituição - IVES LIMA DE JESUS

Notícia cadastrada em: 11/08/2020 12:40