Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILBERLANIA PEREIRA SANTOS SILVA
DATA: 15/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 101, bloco D, Campus prof. Alberto Carvalho
TÍTULO: ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Investigação Matemática. Geometria Espacial. Ensino-aprendizagem.
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:
O ensino de geometria espacial, na maioria das vezes, é visto como aplicação de fórmulas de volumes de sólidos e cálculo de áreas de superfícies. Num processo em que os alunos exercem um papel passivo e o professor assume o papel de expositor de conteúdo. Acreditando que o processo ensino-aprendizagem de geometria tenha maior êxito quando o aluno assume um papel ativo, o conteúdo de geometria espacial foi trabalhado em duas turmas de terceiro ano do ensino médio utilizando uma abordagem de investigação matemática. A fim de verificar quais as vantagens e desvantagens de se trabalhar com esta abordagem ativa, foram analisados os quatorze dias de aula, necessários para trabalhar este conteúdo a partir desta metodologia. Com isto, observou-se que vários são os desafios encontrados pelo professor: melhor preparação e domínio do conteúdo e das metodologias a serem usadas, maior consumo de tempo para preparação e execução das aulas, ter um olhar mais atento às dificuldades dos alunos, entre outros. Observou-se também que a investigação permite que o professor avalie continuamente seus alunos e detecte, de maneira mais específica, as dificuldades individuais destes. Além disso, proporciona aos discentes uma experiência matemática legítima na qual eles constroem o conhecimento matemático enquanto desenvolvem outras habilidades como trabalhar em grupo e expressar-se matematicamente.