Banca de DEFESA: ELIANA TELES PORTELA

DISCENTE: ELIANA TELES PORTELA
DATA: 30/10/2018
LOCAL: LEPEM Campus Itabaiana
TÍTULO: APRENDENDO POR MEIO DA ANÁLISE DE ERROS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES NUMA FUNÇÃO AFIM
PALAVRAS-CHAVES: Análise de erros. Metodologia de Ensino. Operações com frações.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Este trabalho se propõe a investigar quais são as dificuldades apresentadas pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em atividades que envolvem as operações com frações aplicadas numa função afim. O estudo está fundamentado numa abordagem qualitativa e na ideia de que a análise da produção escrita dos alunos pode ser trabalhada como metodologia de ensino (CURY, 2008). A coleta de dados foi realizada por meio de três questionários e uma atividade de revisão aplicados aos alunos de uma escola do interior do estado de Sergipe. Foi feita uma segunda abordagem em torno da análise de erro como metodologia de ensino, ao apresentar e discutir com os estudantes os erros cometidos por eles no Questionário 1, procurando fazer com que eles entendam o raciocínio que os levou a cometer tais erros e, dessa forma, superarem suas dificuldades, o que foi analisado nos questionários seguintes.

Presidente - 1063905 - VIVIANE DE JESUS LISBOA AQUINO
Interno - 3993994 - SAMUEL BRITO SILVA
Externo ao Programa - 1646555 - TERESA CRISTINA ETCHEVERRIA

Notícia cadastrada em: 29/10/2018 10:27