Banca de DEFESA: FRANCISCO SILVA DE AZEVEDO

DATA: 25/06/2014
LOCAL: Auditorio Vasco Domingues
TÍTULO: A Matematica Financeira no Cotidiano de um Aluno de uma Escola Publica
PALAVRAS-CHAVES: Matemática financeira; Matemática financeira – Ensino médio; Matemática - Prática de ensino
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho tem como objetivo contribuir com uma pequena parcela de informacao dentro do contexto educacional, principalmente no tocante ao ensinoda Matematica Financeira do Ensino Medio de uma escola da rede Publica; contemplando sua importancia no cotidiano do aluno, favorecendo na formacao e consolidacao da sua cidadania. Este trabalho é constituıdo de dois momentos. O primeiro faz um relato da Matematica e o conteudo Matematica Financeira, fazendo um paralelo desde sua origem ate os momentos atuais e suas aplicacoes praticas no cotidiano das pessoas. No segundo momento é feita uma analise voltada para o campo pedagogico, ensino-aprendizagem num ambiente escolar, onde estao envolvidos os elementos constitutivos dessa investigacao, relacionando a problematizacao, os objetivos, hipoteses e questionamentos levantados. Nesse contexto sao apresentadas reflexoes teorico-metodologicas sobre o tema abordado e acoes pretendidas pelo educador dentro do processo de aprendizagem, adequando este processo as sugestoes pretendidas pelos Parametros Curriculares Nacionaisdo Ensino Medio - PCNEM, que estao centrados na educacao para a cidadania. Acredita-se que a educacao e o melhor caminho para a contribuir na formacao do cidadao completo em todos os aspectos. Entendemos que a Matematica Financeira pode ser um tema de grande relevancia e importancia, que seja trabalhada de maneira contextualizada, interdisciplinar, como preconiza os Parametros Curriculares Nacionais PCNs, que reorienta o estudo valorizando a formacao e a aquisicao das competencias e habilidades requeridas para um novo mundo no qual criatividade, autonomia e capacidade de solucionar problemas sao cada vez mais indispensaveis.

Presidente - 1447640 - ALMIR ROGERIO SILVA SANTOS
Interno - 1536537 - DEBORA LOPES DA SILVA