Banca de QUALIFICAÇÃO: VANIA DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANIA DE JESUS
DATA: 04/10/2022
LOCAL: https://meet.google.com/qyg-hucr-wrr
TÍTULO: OS CENÁRIOS DAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA SOCIAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: educação tecnológica; tecnologia social, extensão, desenvolvimento sustentável
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este projeto de qualificação de tese pretende identificar e mapear as atividades de produção, de desenvolvimento e de transferência de tecnologia social (TS) nos Institutos Federais de Educação (IF), notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente. Especificamente: prospectar e analisar a produção de tecnologia social dos IF na plataforma de tecnologia social- TRANSFORMA da FBB; mapear e caracterizar as ações executadas pelos institutos federais quanto a produção, desenvolvimento e transferência no campo da tecnologia social; propor um framework conceitual considerando as ações mapeadas de ensino, pesquisa e extensão no campo da tecnologia social nos Institutos federais. Esta pesquisa respalda-se no que é apresentado na Lei nº 11.892/2008, que instituiu oficialmente a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ao qual apresenta em seu Artigo 6º como finalidade dos Institutos Federais: “IX - Promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente” (BRASIL, 2008). A identificação desta finalidade fez surgiu uma problematização, qual seja, se as atividades em TS desenvolvidas nos IF, estão contribuindo para o enfrentamento de um dos grandes problemas que se enfrenta tanto no Brasil como no mundo que é a crise ambiental, tendo como referência o tripé do desenvolvimento sustentável: economia, sociedade e meio ambiente e a função social que a Instituição tem perante a sociedade. Tal proposta justifica-se e tem relevância por meio do estudo que foi realizado na base SUCUPIRA/CAPES, ao qual o levantamento possibilitou verificar o delineamento das pesquisas, existentes, neste campo, principalmente das teses, além da possibilidade de verificação do ineditismo, visto que, não foram identificados estudos que tratam dos IF e TS. A tese se constituirá em três fases: a primeira e segunda de caráter mais exploratória e descritiva e a última conceitual com a elaboração do framework; como abordagem ela seguirá a qualitativa e quantitativa. Teoricamente foram tratados, dos seguintes assuntos que embasam este projeto: o campo de estudo da tecnologia social, quanto a seu desenvolvimento, forma de “transferência” e tipo de tecnologias. Nos artigos/resultados foram e serão abordados outros aspectos teóricos sobre os institutos federais quanto a sua missão, legislação e produção de tecnologia social; sujeitos desenvolvedores de TS e outros temas transversais como a pedagogia social, desenvolvimento sustentável e agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Como resultados preliminares foram identificadas cinco tecnologias sociais, certificadas pelo prêmio da FBB, com titularidade dos IF, estes dados foram analisados com uma abordagem qualitativa seguindo o método de Bardin; sendo o artigo submetido e aprovado parcialmente junto a Revista Tecnologia e Sociedade. Os objetivos dois e três estão em andamento tendo esta tese como cronograma final até fevereiro de 2023.

Interno - 1646553 - CRISTIANE TONIOLO DIAS
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Presidente - 2505136 - MARIO JORGE CAMPOS DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARÍLIA REGINA COSTA CASTRO LYRA