Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO SOARES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO SOARES DA SILVA
DATA: 22/10/2020
LOCAL: meet.google.com/yaa-uoyb-dre
TÍTULO: MODELO DE VALORAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS COMO INDUTOR DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: ativos intangíveis; inovação tecnológica; valoração de tecnologias
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O posicionamento perante a sociedade das Instituições Científicas e Tecnológicas – ICT vem se transformando nos últimos anos, evoluindo de atividades de ensino e pesquisa para produtoras de conhecimento passíveis de proteção, proporcionando inovação. A propriedade intelectual se apresenta como fundamental por ser a área de conhecimento que trata da proteção dos conhecimentos gerados pelos inventores. Dada a importância das universidades na geração de novos conhecimentos, o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT se torna um mecanismo fundamental na promoção da inovação. Considerando que os ativos de propriedade intelectual têm a finalidade de gerarem inovação, faz-se necessário avaliar e valorar as tecnologias geradas para que se concretize a inserção da tecnologia no mercado, objetivando se consolidar, criando diferenciais competitivos. Esta pesquisa objetiva construir um modelo de valoração de patentes embasada nas perspectivas de avaliação tecnológica para beneficiar os NIT dos Institutos Federais, propondo um roteiro para colaborar na transferência de tecnologia. A relevância deste estudo na área da Ciência da Propriedade Intelectual consiste no fato de proporcionar uma possível contribuição à transferência de tecnologia, especificamente para as ICT brasileiras, por meio da valoração de patentes, sendo importante por compreender todo os aspectos que envolvem o processo da avaliação tecnológica. Acredita-se que este estudo agregará conhecimento, especialmente aos gestores de inovação das ICT públicas, proporcionando uma ferramenta mais simples e objetiva para a valoração das tecnologias geradas de forma a colaborar com o processo de transferência de tecnologia. Os resultados desta pesquisa se apresentam com o potencial de colaborar com a promoção de transferência de tecnologia através de uma proposta de valoração de patentes embasada em avaliação tecnológica, podendo ajudar a gestão de Núcleo de Inovação Tecnológica e proporcionando uma pequena contribuição para a ciência, mais especificamente para inovação nacional.

Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Interno - 285.033.170-87 - MARIA EMILIA CAMARGO