Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL SALES ALMENDRA
DATA: 15/10/2020
HORA: 14:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/daniel-pereira-da-silva-2
TÍTULO: RELAÇÃO MÚTUA ENTRE INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO NAS INDÚSTRIAS
LISTADAS NA BOLSA BRASIL BALCÃO
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias; Competitividade; Inovação incremental; Inovação radical;
Exportações.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
Ao investir recursos de forma eficiente as empresas obtêm resultados que ampliam seu nível de competitividade. Essa é resultante da interdependência dinâmica das competências organizacionais com a estratégia competitiva. Tal estratégia está cada vez mais ligada ao potencial inovador da empresa, cujo foco na inovação é imprescindível. Aliado à estratégia de inovação, ao vislumbrarem oportunidades fora de suas fronteiras nacionais, os gestores adotam a internacionalização como estratégia. A presente pesquisa tem como propósito investigar a relação entre o grau de inovação e o grau de internacionalização das indústrias listadas na Bolsa Brasil Balcão (B3). Raros são os estudos que relacionam as temáticas considerando a possibilidade de uma relação bilateral, com utilização de métricas de natureza financeira. Assim, para atender ao objetivo geral, desenvolve-se uma pesquisa aplicada, explicativa, documental e quantitativa reunindo dados de 127 indústrias listadas na B3. Considera-se como lapso temporal os anos compreendidos entre 2013 a 2018, o que totaliza 762 observações, bem como utiliza-se da análise fatorial com os indicadores de inovação e indicadores de internacionalização para criar um grau de inovação e um grau de internacionalização e posteriormente analisar uma relação bilateral entre os graus, via análise de equações simultâneas pelos mínimos quadrados em dois estágios (MQ2E), uma vez que a literatura destaca que combinação de estratégias de inovação com as estratégias de internacionalização podem auxiliar na competitividade e consequentemente contribuir para o crescimento econômico. Preliminarmente, pode-se dizer que o grau de inovação das firmas leva-se em consideração a combinação dos indicadores referentes às estratégias de inovação exploitation e exploration, e por englobar dois fatores distintos, é válido mencionar que o grau de inovação tem um caráter bidimensional, sugerindo a existência de uma sinergia entre as estratégias de inovação. Estudos envolvendo o grau de internacionalização e as inter-relações entre esse e o grau de inovação ainda serão desenvolvidos para responder em completude o problema de pesquisa.