Banca de DEFESA: RODRIGO NOGUEIRA ALBERT LOUREIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO NOGUEIRA ALBERT LOUREIRO
DATA: 27/08/2020
LOCAL: https://meet.google.com/mym-ixvk-xfh
TÍTULO: A GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: ESTRATÉGIAS PARA A SALVAGUARDA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
PALAVRAS-CHAVES: Segurança da Informação; Institutos Federais; Núcleo de Inovação Tecnológica; Propriedade Intelectual.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Na última década, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) têm se consolidado como instituições promotoras de conhecimento científico relevante no meio acadêmico. Paralelamente, houve um aumento na proteção deste conhecimento por meio da Propriedade Intelectual (PI), geridas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) institucional. Nesse aspecto, é preciso ponderar o valor da informação e o nível de responsabilidade na gestão do conhecimento realizada pelos agentes destes Núcleos. Ademais, considera-se também o papel estratégico associado às diversas proteções conferidas pela PI, compreendendo os riscos e a vulnerabilidade pelas quais estas proteções estão suscetíveis a ataques cibernéticos, haja visto que, em 2018 o Brasil figurou na segunda posição mundial em prejuízos financeiros decorrente desse tipo de crime, e em 2017 foram realizadas 28.147 (vinte e oito mil e cento e quarenta e sete) notificações de incidentes de segurança da informação por parte dos diferentes órgãos da esfera Federal. Não obstante ao aumento da promoção do conhecimento científico nos IFs, há uma série de dificuldades enfrentadas pelos NITs e Departamentos de Tecnologia da Informação (DTI), que permeiam desde infraestrutura tecnológica obsoleta e vulnerável à alta rotatividade de servidores. Diante desse cenário, o presente trabalho buscou compreender como ocorre a gestão da segurança da informação na perspectiva da PI e do conhecimento científico passível de proteção, realizada pelos NITs dos IFs situados na Região Nordeste, com fito a propor mecanismos que possam salvaguardar as informações desses ativos intelectuais. Concernente aos aspectos metodológicos, o presente trabalho foi desenvolvido alicerçado na estratégia de investigação que combina características exploratória-descritiva, e de forma procedimental, utilizou-se de pesquisas bibliográfica e documental, pesquisa-ação e o Delphi em grupo. Como resultado desse estudo, têm-se que 73% dos IFs investigados apresentam grau de vulnerabilidade. Esse diagnóstico quantitativo foi realizado a partir do tratamento matemático dos dados obtidos com o questionário aplicado aos gestores dos NITs, por meio do software intitulado SafeNIT, desenvolvido ao longo desta pesquisa para fins de análise de vulnerabilidade na gestão da inovação dos IFs. Do ponto de vista qualitativo, percebeu-se uma série de fatores que demonstram vulnerabilidade na gestão da inovação no âmbito dos IFs pesquisados, incluindo: ausência de abordagens sobre segurança da informação da PI nos regulamentos institucionais; desconhecimento da Política de Segurança da Informação por parte da equipe do NIT; limitações na infraestrutura física, de pessoal e artefatos tecnológicos, que subsidiem à proteção do conhecimento; ausência de metodologias que mensurem o valor da PI; falta de convergência entre os DTIs e NITs; entre outros. Ainda no escopo dessa tese, apresenta-se um conjunto de recomendações que promovam uma maior proteção dos ativos intelectuais nos IFs em consonância aos aspectos legais e normativos, além do software SafePI, desenvolvido com recursos de criptografia na autenticação e transferência de dados, possibilitando uma comunicação segura entre o inventor e o NIT no comunicado de uma PI.

Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Externo à Instituição - MÁRCIO VILAR FRANÇA LIMA
Interno - 1637307 - ROBELIUS DE BORTOLI
Externo ao Programa - 2178474 - ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA