Banca de DEFESA: MARCOS DIEGO BARBOSA DE MENESES FERREIRA

DISCENTE: MARCOS DIEGO BARBOSA DE MENESES FERREIRA
DATA: 29/07/2020
LOCAL: Link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcos-diego-barbosa
TÍTULO: MATRIZ DE INDICADORES DE INOVAÇÃO – Uma ferramenta analítica para a compreensão das inovações produzidas no IFPI
PALAVRAS-CHAVES: Inovação; Indicadores de Inovação; IFPI
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A crescente demanda por inovação no Brasil e no mundo está em ascensão, em vista desse fenômeno, as instituições de ensino é tida como um agente que compõem o sistema inovador dos países, onde são requisitadas pela Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de soluções inventivas. A partir da compreensão e da atual realidade das unidades de ensino, o trabalho buscou mapear a produção científica, bem como analisar os indicadores de inovação do PDI (2015-2019) do Instituto Federal do Piauí (IFPI), além de propor uma matriz de indicadores de inovação, pela qual tem sua essência na criação e no desenvolvimento (processos, produtos, serviços e atividades técnicas), permitindo também novas formas de gerar valor. Entretanto, surge a questão problema: Como se dá o processo de transferência das inovações (tecnologias) desenvolvidas (produzidas) pelo IFPI? Diante disso, tem-se como hipótese: o IFPI por meio da sua política de inovação não potencializa os processos de transferência de tecnologia. O objetivo desse estudo foi construir uma matriz de indicadores científicos e tecnológicos, para analisar, acompanhar e fomentar a implantação da política de inovação no IFPI. O estudo foi viabilizado pelos métodos de análise exploratória, em que os meios para a obtenção de dados configuram-se como uma pesquisa bibliográfica, para identificar e correlacionar os principais indicadores de inovação encontrados nos PDI’s dos IF’s do Brasil. Assim, utilizou-se o método de sistema de indicadores de sustentabilidade Pressão-EstadoImpacto/Efeito-Resposta (PEIR). A relevância a dessa pesquisa deu-se pela necessidade de se compreender como está a produção tecnológica do IFPI, através do seu potencial inovador, pois ele é detentor de capital humano, que é agente de transformação do ecossistema. Assim, as informações obtidas revelam que o principal entrave para a implantação de uma cultura empreendedora e transformadora é a não existência de uma Política de Inovação no IFPI, mesmo que a instituição já tenha ensaios de ações inovadoras, é preciso ainda dar celeridade na elaboração e implantação de tal política.

Presidente - 1201910 - FRANCISCO SANDRO RODRIGUES HOLANDA
Interno - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO
Externo ao Programa - 2139109 - MARCO ANTONIO PEREIRA QUEROL

Notícia cadastrada em: 27/07/2020 19:33