Banca de DEFESA: EDMARA THAYS NERES MENEZES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDMARA THAYS NERES MENEZES
DATA: 27/07/2020
LOCAL: Conferência Web
TÍTULO: MONITORAMENTO DE HORIZONTES TECNOLÓGICOS PARA PATENTES SOBRE DOENÇA RENAL CRÔNICA
PALAVRAS-CHAVES: Inovação aberta. Rede de colaboração. Avaliação de tecnologias em saúde.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Mundialmente, a falta de resolutividade do atual arsenal farmacêutico para cura de algumas doenças, incluindo a doença renal crônica (DRC), abre espaço para realização de novas pesquisas no âmbito da saúde, com isso, são altos os investimentos realizados em pesquisas tecnológicas visando buscar soluções para problemas de saúde ainda considerados incuráveis. Com isso, a inovação aberta passa a figurar como importante fator em um cenário competitivo do qual o mundo em constante evolução passa a exigir: o compartilhamento de conhecimentos a partir do trabalho em redes. As ações de monitoramento de horizontes tecnológicos (MHT) ganham destaque no resultado de suas pesquisas a partir da criação de uma rede colaborativa entre as agências de avaliação de tecnologias em saúde (ATS) que visam rastrear tecnologias realmente relevantes e com impacto positivo para solução de determinados problemas de saúde. Assim, o presente estudo buscou realizar o MHT para patentes sobre DRC visando analisar como o MHT pode auxiliar no aperfeiçoamento das patentes produzidas na área da saúde, sobretudo na área de DRC e incentivar o trabalho colaborativo entre as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa na qual a amostra do estudo foi caracterizada como não probabilística sendo o período de buscas de 01/02/2018 a 01/02/2019. A busca por informações a nível mundial foi realizada no sistema ORBIT intelligence que permitiu acesso a 375 patentes produzidas além das informações coletadas na Plataforma Internacional para Registros de Ensaios Clínicos (ICTRP) que resultou em 32 ensaios. Nacionalmente, a busca por informações se deu no banco de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) incluindo 2 patentes no estudo, no currículo Lattes dos pesquisadores que aplicados os critérios de inclusão e exclusão resultou em 24 patentes e nos bancos de dados dos ICTs que incluiu ao estudo apenas 1 patente, dessa forma compõe o estudo 27 patentes. A análise das informações foi feita a partir das métricas de rede e cumprindo a etapas da metodologia de monitoramento de horizontes tecnológicos. Os resultados demonstraram que mundialmente a China é o país com maior número de pesquisas relacionados a DRC e indústria farmacêutica ganha destaque no âmbito das pesquisas realizadas, mas, destaca-se como um setor de pesquisa ainda em construção. Enfatiza-se no estudo que do número de ensaio clínicos encontrados 75,04% estão na categoria não se aplica. A análise de redes permitiu identificar que não é comum a publicação de forma solitária, sendo entre 6 e 10 membros o número mais representativo na rede. As redes foram consideradas pouco densas (D=0,03 e D=0,07), descentralizadas (IMC = 0,01 e IMC = 0,034) e fragmentadas, mas, foram identificadas parcerias importantes no seu âmbito. Em consultas realizadas, foi identificada apenas uma associação entre projeto de pesquisa e patente produzida, além disso, nenhuma nova tecnologia foi incorporada ou está em análise para incorporação pelo sistema único de saúde (SUS). Concluiu-se a partir dos resultados que a metodologia de MHT se mostrou eficaz na aplicação para análise da qualidade das tecnologias produzidas e identificação dessas tecnologias. Os sistemas de avaliação de tecnologia em saúde precisam estar atentos para agir efetivamente na utilização das tecnologias emergentes, acompanhando, fomentando para o desenvolvimento mais rápido de soluções para os pacientes e para os sistemas de saúde.

Externo à Instituição - DANIELA VENCESLAU BITENCOURT
Presidente - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2030649 - MAIRIM RUSSO SERAFINI