Banca de DEFESA: CLEIDE ANE BARBOSA DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEIDE ANE BARBOSA DA CRUZ
DATA: 30/06/2020
LOCAL: meet.google.com/jsp-esup-ibf
TÍTULO: MODELO PARA SELEÇÃO DE TECNOLOGIAS PATENTEÁVEIS
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Industrial; Patentes; Inovação Tecnológica; Modelagem de Equações Estruturais.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A seleção de tecnologias possibilita que as instituições de pesquisa e Universidades possam avaliar as tecnologias desenvolvidas para serem protegidas e posteriormente comercializadas. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, faz-se necessário realizar um processo de análise dessas tecnologias para verificar seu potencial, com intuito de serem patenteadas. Esta pesquisa tem como objetivo geral propor um modelo para seleção de tecnologias patenteáveis, visando avaliar as tecnologias produzidas pelos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). Para tanto, foi realizado um levantamento de dados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), bem como um levantamento dos depósitos de patentes dos INCT. Foi aplicado um questionário com os membros destes Institutos, tendo alcançado um quantitativo de 258 questionários respondidos. Com a análise dos dados obtidos, verificou-se que o Brasil apresenta um percentual muito menor de investimentos em P&D em relação a outros países do mundo, destacando a necessidade de maior investimento quanto à exploração da produção brasileira em periódicos internacionais. Sobre os depósitos de patentes realizados pelos INCT, observou-se que a área da saúde apresentou maior número de depósitos em relação às demais áreas. Ao analisar os dados obtidos com a aplicação do questionário foi possível efetuar a modelagem utilizando equações estruturais, sendo verificado que os construtos têm uma relação positiva e significativa; no entanto, quando o construto mercado é retirado do modelo, os índices de ajustes se apresentam mais adequados se comparados com os índices encontrados na literatura. Esta tese traz como proposta um protótipo de software de ferramenta para seleção de tecnologias. Dessa forma, comprova-se que o desenvolvimento de uma ferramenta de seleção pode facilitar o processo de seleção pelos Institutos e Universidades, rumo ao incentivo empresarial para patenteamento e comercialização destas tecnologias.

Presidente - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Externo ao Programa - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO ANDRADE FILHO