Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS DIEGO BARBOSA DE MENESES FERREIRA

DISCENTE: MARCOS DIEGO BARBOSA DE MENESES FERREIRA
DATA: 29/04/2020
LOCAL: Sala de conferência : https://conferenciaweb.rnp.br/
TÍTULO: Matriz de indicadores de inovação : uma ferramenta analítica para a compreensão das inovações produzidas no IFPI
PALAVRAS-CHAVES: inovação, indicadores de inovação, propriedade intelectual, Instituto Federal do Piauí.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A contribuição pretendida com a presente dissertação é propor uma Matriz de Indicadores de Inovação para o Instituto Federal do Piauí – IFPI, com foco na proposição de direcionamento, que atenda a finalidade de estruturar a instituição, com ações significantes, para mover e difundir uma cultura inovadora no IFPI, aperfeiçoando o método de proteção do capital intangível, através da Propriedade Intelectual e da Transferência Tecnológica. O resultado poderá fomentar a consolidação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Portanto, o estudo foi viabilizado pelos métodos de análise exploratória, em que os meios para a obtenção de dados configuram-se como uma pesquisa bibliográfica, para identificar e correlacionar os principais indicadores de inovação, encontrados nos PDI’s dos IF’s do Brasil. Assim, utilizou-se o método de sistema de indicadores de sustentabilidade Pressão-Estado-Impacto/Efeito-Resposta (PEIR). Entretanto, surge a questão problema: Como se dá o processo de transferência das inovações (tecnologias) desenvolvidas (produzidas) pelo IFPI? Diante disso, tem-se como hipótese: o IFPI por meio da sua política de inovação não potencializa os processos de transferência de tecnologia. O objetivo geral desse estudo é construir uma matriz de indicadores científicos e tecnológicos, capaz de analisar, acompanhar e fomentar a implantação da política de inovação no IFPI. Dessa forma, são objetivos específicos da pesquisa: mapear a atual conjuntura do IFPI no desenvolvimento dos constructos científicos e tecnológicos; apresentar, correlacionar e analisar os indicadores de inovação dos PDI’s, dos principais IF’s do Brasil; e identificar os aspectos que orientam o processo de transferência de tecnologia dos IFPI (Prós e Contras). A relevância dar-se-á pela necessidade de se compreender como está a produção tecnológica do IFPI, através do seu potencial inovador, pois ele é detentor de capital humano para transformação do ecossistema que está inserido, tendo em vista que tem muito trabalho a ser desenvolvido.

Presidente - 1201910 - FRANCISCO SANDRO RODRIGUES HOLANDA
Interno - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO
Externo ao Programa - 2273536 - LAURA JANE GOMES

Notícia cadastrada em: 28/04/2020 20:04