Banca de DEFESA: MÁRCIA BRITO NERY ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA BRITO NERY ALVES
DATA: 19/12/2019
LOCAL: SALA DE ESTUDOS - PPGPI
TÍTULO: ANÁLISE DE CONTEÚDO APLICADA AO DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA REDE DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Inovação; Propriedade intelectual; Planejamento estratégico; RIDESA.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As redes de inovação colaborativa são modelos estratégicos de redes inter organizacionais que se estruturam em torno de dinâmicas colaborativas capazes de catalisar a criatividade, motivar a inovação e fomentar a geração de direitos de propriedade intelectual. Neste sentido, nesta tese se objetivou propor um modelo para o diagnóstico e planejamento estratégico em redes de inovação colaborativa, tomando como referência a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA), formada por 11 universidade federais brasileiras que atuam conjuntamente no melhoramento genético da cana-de-açúcar: UFAL, UFRPE, UFRRJ, UFS, UFMT, UFG, UFSCar, UFV, UFPR, UFPI e UFGD. Do ponto de vista metodológico, identificou-se categorias e subcategorias de análise, a partir da aplicação da metodologia de análise de conteúdo; realizou-se inferências e interpretações sobre os resultados obtidos por meio da análise das categorias identificadas; e validou-se o modelo proposto para o planejamento estratégico da Rede. A aplicação de técnicas de análise de conteúdo foi realizada empregando-se o software IRAMUTEQ, que permitiu identificar 5 categorias de análise, 23 subcategorias e 170 itens. Os dados obtidos com a análise de conteúdo foram quantificados de acordo com o modelo proposto. O modelo validado pode ser utilizado no diagnóstico e planejamento estratégico dos fatores internos e externos de uma organização ou de uma rede. Com o uso da metodologia proposta foi possível concluir que a RIDESA encontra-se no melhor cenário possível para as redes inter organizacionais, em termos de vantagens competitivas. Ao se relacionar as forças, no ambiente interno da Rede,com as oportunidadesque se evidenciam em seu ambiente externo, demonstrou-se que a RIDESA encontra-se em condição de assumir uma postura agressiva em relação às suas estratégias de mercado, com ênfase na expansão e crescimento, novos produtos e novos mercados.

Presidente - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Interno - 2483844 - RENATA SILVA MANN