Banca de DEFESA: FLAVIO FERREIRA DA CONCEIÇÃO

DISCENTE: FLAVIO FERREIRA DA CONCEIÇÃO
DATA: 24/09/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DA POSGRAP
TÍTULO: CO-TITULARIDADE DE PATENTES EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS COM FOCO NAS ENGENHARIAS
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Intelectual; Co-titularidade; Engenharia
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O dinamismo contemporâneo tem forçado as empresas a ampliarem suas relações com novos atores na busca de processos inovadores e eficientes.Para as empresas, as universidades e institutos de pesquisas surgem como fonte de conhecimento notório, por outro lado, as universidades buscam outras formas de conhecimento e transferência de tecnologia. A cooperação entre instituições é estimulada através da Lei de Inovação nº 10.973 de 2004, que proclama a responsabilidade de todos os entes federativos buscarem o progresso científico, tornando-se um marco no desenvolvimento tecnológico do país. No campo da Engenharia diversas empresas e suas cooperações foram importantes para o desenvolvimento econômico nacional, como por exemplo: a Petrobrás na Engenharia química, a Embraer na Engenharia aeronáutica, a mineração na Engenharia de materiais e metalúrgica. O objetivo desta pesquisa é analisar a produção dodepósito de patentes com co-titularidade existentes em Universidades Federais para o desenvolvimento tecnológico nas Engenharias. Foi utilizado o método de pesquisa exploratória com abordagem quantitativa, tendo como principal referência as patentes depositadas no período de 1978 a 2017 pelas Universidades Federais no Espacenet. Na primeira etapa da coleta de dados, foram localizados 3.945 depósitos de patentes de Universidades Federais, após filtragem minuciosa, restaram 1.564 depósitos relacionados com as áreas de Engenharia, por fim, foram identificados 493 depósitos que continham co-titularidade. Quanto a classificação internacional a seção C - Química e Metalúrgica foi a mais apontada com 38% do total de depósitos.

Externo à Instituição - IRINEU AFONSO FREY
Interno - 285.033.170-87 - MARIA EMILIA CAMARGO
Presidente - 380.837.950-20 - SUZANA LEITAO RUSSO

Notícia cadastrada em: 23/09/2019 10:14