Banca de DEFESA: MARTA JEIDJANE BORGES RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTA JEIDJANE BORGES RIBEIRO
DATA: 28/08/2019
LOCAL: Auditório do hospital Veterinário da UFS
TÍTULO: INDICADORES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS RELACIONADOS AO INSTRUMENTO DENDROMÉTRICO DA ATIVIDADE FLORESTAL
PALAVRAS-CHAVES: dendrômetro, hipsômetro, tecnologia, patente
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A mensuração florestal é importante no manejo florestal, fornece informações precisas para tomada de decisões e planejamento em atividades florestais. As duas variáveis utilizadas são altura e diâmetro para o cálculo da área basal e volume de madeira de uma floresta. Consequentemente, esse estudo se respaldou em identificar o desenvolvimento científico e tecnológico de instrumento dendrométrico na atividade florestal, analisar as produções científicas (artigos científicos) e as tecnológicas (patentes) referente ao instrumento de medição denominado hipsômetro ou dendrômetro utilizado como ferramenta de obtenção das medidas da madeira. Objetivou-se propor indicadores científicos e tecnológicos relevantes sobre o instrumento dendrométrico baseados nas informações provenientes da produção científica e do mapeamento tecnológico. Os indicadores são utilizados por pesquisadores para monitorar o desenvolvimento e as necessidades nos campos da ciência e tecnologia. O levantamento dos dados foi realizado período entre 1998 a 2018, para as informações científicas buscou os artigos na Base Scopus (Elsevier) que resultou em 51 artigos científicos publicados e relevantes por número de citação, para as informações tecnológicas foi realizado levantamento de 91 famílias de patentes no Sistema Orbit ®. Ao analisar os resultados do perfil bibliométrico constatou interesse nos países Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Espanha, China, França, Índia, Itália, sobre conhecimento científico evidenciaram áreas da Agricultura e Ciências biológicas, Bioquímica, Genética e Biologia Molecular, além das áreas da Ciência Ambiental, Ciências da Terra e Planetárias e Ciência da Computação, Silvicultura, Ciência Vegetal, Fisiologia, Ecologia. O Brasil se destacou em número de publicações e instituição de financiamento a pesquisa científica e tecnológica. Referente as informações tecnológicas sobre instrumentos de medição detectou interesse em pesquisa neste campo tecnológico, e principais os países foram China, Estados Unidos, Japão e Alemanha, as variáveis foram medição de comprimentos, espessuras ou outras dimensões lineares semelhantes, medição de ângulos, medição de áreas, cujas aplicações destinam-se a medição de irregularidades de superfícies ou contornos, medição da posição ou do deslocamento em termos de dimensões lineares ou angulares. Sobre as informações tecnológicas, identificou-se que do total de registros de famílias de patentes resultantes aproximadamente um quinto identificou-se como ativos. Os Estados Unidos e o World IntellectualPropertyOrganization (WIPO) foram o país e o escritório internacional de registros de patentes com maior quantitativo de famílias de patentes publicadas. As descrições dos códigos de classificação internacional de patentes e das tecnologias dominante constatou interesse em instrumentos de mensuração com campos de estudos de engenharia civil, engenharia mecânica e computação. Foi possível identificar os titulares e inventores. A relação entre indicadores científicos e tecnológicos, constatou-se semelhança entre o quantitativo anual das citações dos artigos científicos publicados e dos depósitos das famílias de patentes, os países que se destacaram nas bases científicas e tecnológicas foram China, Canadá, Espanha e Austrália e que houve participação significativa dos autores na produção científica e dos inventores na produção tecnológica. Desse modo, foi possível verificar e comparar a produção científica e tecnológica, contribuindo para nortear estudos e pesquisas científicas futuras com interesse no tema em obtenção das medidas básicas necessárias para mensuração na atividade florestal.

Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Externo ao Programa - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA