Banca de DEFESA: MONIKE BARBOSA ANDRADE

DISCENTE: MONIKE BARBOSA ANDRADE
DATA: 26/08/2019
LOCAL: Sala de estudos do PPGPI
TÍTULO: DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E PROPRIEDADE INTELECTUAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Intelectual; Educação Empreendedora. Empreendedorismo; Inovação; Processo de ensino
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O mercado tem exigido, cada vez mais, profissionais com conhecimentos transdisciplinares, ganhando grande importância nesse cenário os temas relacionados à Educação Empreendedora e Propriedade Intelectual. Em um cenário de inovação e competitividade, a educação é ainda mais relevante. Nessa perspectiva, as transformações sociais, econômicas e políticas exigem que a formação do discente possibilite a aprendizagem das possíveis formas de inovação e gestão de capital intelectual, passíveis de proteção e apropriação dos prováveis ganhos decorrentes, gerando ativos intangíveis de valor econômico e contribuindo com o desenvolvimento social e econômico brasileiro, além de favorecer a formação de uma cultura de empreendedorismo, inovação e de proteção da propriedade intelectual. Diante disto, o objetivo deste estudo é analisar a difusão destes temas no Ensino Superior da Universidade Federal de Sergipe, nas áreas do conhecimento que a universidade abrange. Para a construção da pesquisa, tomaram-se como referência as boas práticas no ensino do empreendedorismo e da Propriedade Intelectual - PI, a partir de casos de instituições, no nível nacional e internacional. Nessa perspectiva, esta pesquisa configura-se como estudo de caso, classificada em uma abordagem qualitativa, descritiva e documental, com base no levantamento das ações voltadas para a difusão de temas relacionados à Educação Empreendedora e Propriedade Intelectual na Universidade Federal de Sergipe – UFS. Como resultado da pesquisa, foi possível verificar a existência de várias ofertas de disciplinas que aprofundam ou pelo menos perpassam as discussões sobre EE e PI, a partir da análise das informações coletadas nas ementas e matriz curricular de cada curso, apresentando uma tendência de expansão destes temas na Universidade Federal de Sergipe.

Presidente - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO ANDRADE FILHO

Notícia cadastrada em: 23/08/2019 10:03