Banca de DEFESA: RICARDO SANTANA CALDAS DE OLIVEIRA

DISCENTE: RICARDO SANTANA CALDAS DE OLIVEIRA
DATA: 07/03/2019
LOCAL: SALA MULTIUSO - PPGPI
TÍTULO: Mapeamento Tecnológico de Patentes Relacionadas à Redução da Emissão de Gases Poluentes Provenientes de Veículos Automotores no Brasil. AUTOMOTORES NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Intelectual, Mapeamento Tecnológico, Aquecimento Global.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Desde a revolução industrial, em meados do século XVIII, a ação antrópica no meio ambiente potencializa degradação e poluição. Os avanços tecnológicos e a produção padronizada em larga escala propiciaram o desenvolvimento industrial e econômico de muitos países, mas foi exigida intensa exploração de recursos naturais e de matrizes energéticas, especialmente as de origem fóssil. A queima de combustíveis passou a ser responsável por crescentes quantidades de poluentes no ar, formando uma massa que atua intensificando o Efeito Estufa, fenômeno natural que barra a dissipação do calor do nosso planeta, causando o que conhecemos como “Aquecimento Global”. Entre as consequências estão alterações no regime hídrico, na produção de alimentos, desenvolvimento de doenças e elevação do nível dos oceanos. Diversos setores contribuem para a emissão de “Gases do Efeito Estufa”, com destaque para o automobilístico, grande consumidor de combustíveis fósseis, lançados na atmosfera em enormes quantidades na forma de gases poluentes. Várias nações possuem programas de controle de emissões veiculares em atendimento aos acordos internacionais para redução do Aquecimento Global e no Brasil, temos desde o ano de 1986 o PROCONVE como instrumento governamental mais abrangente para alcançarmos esse objetivo. Mais recentemente também foram instituídos nacionalmente o Inovar-Auto e o Rota 2030, Programas que preveem inclusive incentivos fiscais às montadoras que atendam às exigências fixadas, propiciando o desenvolvimento tecnológico associado da nossa indústria. Nesse cenário, a Propriedade Intelectual é ferramenta fundamental para garantir ao inventor os direitos de exploração econômica da tecnologia que desenvolveu, promovendo a atividade e garantindo o acesso ao conhecimento, mediante obrigatoriedade de divulgação. O Objetivo deste trabalho foi a realização de um mapeamento tecnológico na base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, até o mês de abril do ano de 2017, acerca dos pedidos de patentes relacionadas à redução da emissão de gases poluentes por veículos automotores, sob titularidade das quatro montadoras líderes de venda de automóveis no Brasil. A metodologia aplicada foi exploratória, com abordagem quantitativa, utilizando a patentometria para o levantamento dos documentos na base de dados. Foram analisados 2373 pedidos de patentes, dos quais 91 relacionados ao tema de estudo. A distribuição temporal dos documentos mostrou-se irregular, com pico nos anos de 2007 e 2013, sendo os primeiros registros datados de 1976.

Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO ANDRADE FILHO
Presidente - 2505136 - MARIO JORGE CAMPOS DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 01/03/2019 11:43