Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO SILVA OLIVEIRA
DATA: 17/12/2018
LOCAL: AUDITÓRIO - DCOMP
TÍTULO: Adoção de mecanismos de proteção da propriedade intelectual da Inovação da Internet das Coisas no desenvolvimento de tecnologias educacionais e a transferência para a sociedade
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Intelectual; Internet das Coisas, Inovação Tecnológica; Transferência
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A Internet das Coisas é uma inovação tecnológica, fundamentada em elementos já consolidados como a Internet e objetos inteligentes. O campo emergente da Internet das Coisas (IoT) tem evoluído rapidamente com um crescimento geométrico no número de publicações acadêmicas neste campo, conforme constatou-se na revisão integrativa realizada. Neste contexto surge a seguinte questão de pesquisa: que mecanismos de proteção da propriedade intelectual do desenvolvimento da tecnologia Internet das Coisas as Universidades e Institutos de Pesquisa utilizam e como fazem a transferência desta tecnologia para a sociedade. Para responder a questão de pesquisa foram delineados os seguintes objetivos: Identificar os mecanismos de propriedade intelectual adotada pelas empresas brasileiras no setor de software e serviços, para proteção da tecnologia da internet das coisas, como forma de se apropriarem dos resultados econômicos da inovação implementada; realizar um estudo sobre os depósitos de patentes em internet das coisas e sua espacialização através da prospecção tecnológica, relacionar a propriedade intelectual com tecnologia da internet das coisas; elaborar um modelo da percepção da adoção de mecanismos de proteção da propriedade intelectual da inovação na internet das coisas no desenvolvimento de tecnologias educacionais e a transferência para a sociedade através de modelos de equações estruturais. Para o desenvolvimento da pesquisa será utilizado o método misto de Creswell & Clark (2011). A pesquisa assume a estratégia de 2 triangulação concomitante, em que os dados quantitativos e qualitativos são coletados ao mesmo tempo, e depois os dados são comparados para observar convergências, divergências ou combinações. Para constatar a opinião dos gestores educacionais na criação, proteção e transferência da internet das coisas como uma inovação tecnológica que pode auxiliar no desempenho de sustentabilidade da organização educacional, será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, através de um questionário aplicado a um grupo de gestores educacionais de Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil que já tenham desenvolvido mecanismos de Internet das coisas, como uma inovação que pode melhorar o desempenho de sustentabilidade. Para a criação do modelo da percepção da adoção de mecanismos de proteção da propriedade intelectual da Inovação da Internet das Coisas no desenvolvimento de tecnologias educacionais e a transferência para a sociedade Serão entrevistados professores e pesquisadores de Instituições de Ensino e Pesquisa que também tenham participado da criação ou do uso da tecnologia Internet das Coisas, através e um instrumento de coleta de dados com 25 perguntas, com escala de likert de 5 pontos, elaborado do com base em (Hair et al, 2009; Mathieson, 1991; Madden et al., 1992). Assim, espera-se que ao final deste estudo se tenha um modelo validado cientificamente, e que possa ser aplicado por Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil, na criação, adoção, proteção e transferência da Internet das Coisas em suas Instituições.

Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Externo à Instituição - ANGELA ISABEL DOS SANTOS DULLIUS