Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS TADEU SANTANA TATUM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS TADEU SANTANA TATUM
DATA: 17/12/2018
LOCAL: AUDITÓRIO - DCOMP
TÍTULO: MODELO FRUGAL PARA ATIVOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL
PALAVRAS-CHAVES: Inovação Frugal; Propriedade Intelectual; Hélice-Tríplice; Transferência Tecnológica
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A Inovação frugal bastante observada em países emergentes, trouxe novas formas de pensar, construir e produzir ativos de propriedade intelectual, focando e avaliando em um conjunto de variáveis voltadas ao meio ambiente, produção em escala globalizada, acessibilidade de aquisição de bens às classes econômicas de status social de menor renda, e ainda, fácil uso ou manuseio de suas respectivas inovações para o consumidor final. O compartilhamento de recursos é um dos atributos importantes da inovação frugal, bastante utilizado nos sistemas informáticos. Com o uso de todos esses atributos pretende-se realizar na pesquisa de tese, o desenvolvimento de uma modelagem conceitual capaz de, na sua frugalidade, possa estruturar, motivar e compartilhar recursos intelectuais e econômicos para viabilização de novos ativos de propriedade intelectual. Assim, consegue-se indagar: Qual a possibilidade dos ativos de propriedade intelectual serem pré-estabelecidos por meio de acordos multilaterais entre entidades motrizes de inovação? Qual o cenário ideal para gerar oportunidades de transferências de tecnologias, e consequentemente uma ampliação dos ativos de propriedade intelectual em universidades públicas? Qual o cenário ideal para gerar oportunidades de transferências de tecnologias, e consequentemente uma redução de custos dos ativos de propriedade intelectual em universidades públicas? A construção da proposta para responder essas indagações, embasa-se no uso de teorias investigadas por recursos bibliográficos, que permitirão um melhor entendimento deste cenário. Foi desenvolvido um estudo prévio, que evidenciou o comportamento macroeconômico dos ativos em propriedade intelectual nos países emergentes, assim como a extração de resultados de patentes em inovação frugal por cada país, evidenciando características de suas respectivas inovações. Para a construção conceitual da produção do modelo, buscar-se-á na investigação aplicada de uma pesquisa de campo com variáveis mensuráveis quantitativamente por meio de aplicação de questionários aplicados aos inventores de patentes, haja visto que nesta abordagem possa se alcançar uma apresentação de dados que demonstrem uma correlação produtiva de patentes entre os atores da hélice-tríplice. Portanto, a pesquisa justifica-se na tratativa de que com o modelo frugal proposto, possa motivar e dinamizar processos para o entrosamento entre universidades, empresas e governo a produzirem entre si novos ativos de Propriedade Intelectual, gerando riquezas e inovações para o desenvolvimento do país.

MODELO FRUGAL PARA ATIVOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

Externo ao Programa - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA