Banca de DEFESA: LAUDELINO SILVA DA FONSECA

DISCENTE: LAUDELINO SILVA DA FONSECA
DATA: 31/08/2018
LOCAL: SALA MULTIUSO - PPGPI
TÍTULO: GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE BIOGÁS DE ATERROS SANITÁRIOS: MAPEAMENTO TECNOLÓGICO DE PATENTES.
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Intelectual; Mapeamento Tecnológico; Biogás de Aterro.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O esgotamento dos recursos naturais é apenas um exemplo de desafio que a sustentabilidade precisa confrontar constantemente nos diversos segmentos (governo, academia, indústria e etc.) e a geração de energia é um dos pontos que demandam bastante preocupação, pois há uma prevalência e uma dependência de fontes energéticas não renováveis. Relevantes estudos acerca de sustentabilidade focados em inovações tecnológicas estão em desenvolvimento em diferentes áreas durante os últimos anos, implicando na elevação dos investimentos em pesquisas ligadas ao tema. O biogás caracteriza-se como um combustível de energia renovável que possibilita a redução de consumo de combustíveis fósseis, além de promover a energia sustentável e descentralizar a geração de energia de um país. As principais lideranças do planeta vêm discutindo assuntos ligados ao desenvolvimento sustentável e à preservação da natureza. A propriedade intelectual é considerada um tema de exponencial relevância para o desenvolvimento econômico de um país e um meio de integração da comunidade internacional. Ao lado das patentes, é um instrumento fundamental na propagação do conhecimento e na conversão desses em benefícios sociais. A análise de documentos de patentes configura-se como um mecanismo importante de coleta de informações para, a partir delas, prospectar novas tecnologias. O objetivo deste trabalho foi o de realizar um mapeamento tecnológico nas bases de patentes do ESPACENET e do INPI entre os anos de 1985 a 2018 acerca das patentes relacionadas ao processo de geração de energia a partir do biogás produzido pelos aterros sanitários. A metodologia utilizada neste estudo foi exploratória-descritiva, utilizou-se também a patentometria para exploração das bases de patentes. Na base do ESPACENET, utilizou-se como estratégia de busca as palavras biogas e landfill e foram recuperados 164 documentos de patentes. A China é a maior depositante de pedidos de patentes. Os principais depositantes foram as universidades Qingdao Technological University (QTU) com 6 registros e a China University of Mining and Technology (CUMT) com 4 registros. Não foram encontrados pedidos do Brasil. Na base do INPI a estratégia de busca utilizou a palavra biogás sendo necessário realizar um corte temporal, já que o primeiro depósito encontrado se deu apenas no ano de 1992 sendo recuperados 34 documentos de patentes. Os resultados colocaram o Brasil como o maior depositante de pedidos de patentes naquela base. Quanto aos principais requerentes não foi encontrado nenhum com representatividade destacada. Não foram encontradas empresas com relevante representatividade, bem como, não foram identificados pedidos de depósitos de patentes da China.

Presidente - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo à Instituição - SILVANITO ALVES BARBOSA

Notícia cadastrada em: 30/08/2018 09:04