Banca de DEFESA: DAYANE SANTOS CONCEIÇÃO SOARES

DISCENTE: DAYANE SANTOS CONCEIÇÃO SOARES
DATA: 31/07/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DTA
TÍTULO: MODELO HÍBRIDO DE AVALIAÇÃO E VALORAÇÃO DE TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS EM UNIVERSIDADES
PALAVRAS-CHAVES: Gestão; Árvore de decisão; Patentes; Ánálise hierárquica de processos; Inovação;Licenciamento;
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A proteção dos direitos de propriedade intelectual é uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico em uma era baseada no conhecimento e inovação. Nesse contexto, a proteção de tecnologias a partir de patentes fornece uma vantagem competitiva ao seu detentor durante a sua vigência. As universidades, além do seu papel de ensino, tem se tornado importantes centros de pesquisa com o desenvolvimento de invenções que podem beneficiar a sociedade. Com isto, cada vez mais patentes tem sido depositadas por universidades, porém o número de transferências dessas invenções para as empresas ainda é pequeno. Isto ocorre por diversos motivos, dentre eles a dificuldade na gestão de tecnologias pelos Núcleos de Inovação Tecnológicas (NIT) das universidades, principalmente em instituições públicas. Dentre as atividades a serem realizadas pelos NITs estão a avaliação e valoração de tecnologias para uma posterior comercialização; no entanto, esta é uma tarefa difícil devido a sua complexidade e falta de recursos humanos para a sua execução. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo propor um modelo para avaliação qualitativa e quantitativa de patentes e aplicar em patentes oriundas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) trazendo contribuições teóricas e práticas sobre o assunto abordado. O modelo qualitativo consiste em critérios e subcritérios com pesos e foi desenvolvido a partir da adaptação de uma sessão do software IPscore® e da metodologia de Análise Hierárquica de Processos (AHP). Já o modelo quantitativo foi baseado no fluxo de caixa descontado e na árvore de decisão com análise de cenários. Observou-se que o modelo qualitativo é capaz de analisar a patente em múltiplas dimensões, como valor legal, valor tecnológico e condições de mercado e, a partir disto, atribuir uma pontuação para cada patente e tomar decisões posteriores baseadas nos resultados. Este modelo foi aplicado para patentes das áreas de engenharia, farmacêutica e biotecnologia e verificou-se que, para as áreas de engenharias e farmacêutica, o valor tecnológico tem uma importância relativa maior, já para a área biotecnológica as condições de mercado obtiveram um peso maior com relaçõess aos demais critérios. No ranqueamento das patentes, duas patentes da área dabiotecnologia obtiveram as maiores pontuações, seguidas de duas das engenharias e três da área farmacêutica e a patente com menor pontuação pertence à áreadas engenharias. O modelo quantitativo demonstrou que três patentes analisadas obtiveram o valor presente líquido negativo (VPL), indicando que a universidade não conseguiria recuperar o investimento do desenvolvimento das patentes mesmo com sua comercialização, nem nos cenários mais otimistas. A única patente que conseguiu um VPL positivo foi uma patente da biotecnologia, e, portanto, a universidade conseguiria recuperar os investimentos. É importante salientar que para a universidade, mesmo não obtendo retorno financeiro, a comercialização da tecnologia é algo importante e gera outros tipos de retornos, como parcerias com empresas. Com isto, com o modelo proposto, foi possível analisar o potencial das tecnologias patenteadas na UFS e também estimar um valor financeiro para as mesmas, podendo se tornar uma ferramenta importante para o gerenciamento do portifólio de patentes.

Interno - 2573323 - ANA KARLA DE SOUZA ABUD
Presidente - 2468009 - ANTONIO MARTINS DE OLIVEIRA JUNIOR
Externo à Instituição - MARCOS WANDIR NERY LOBAO

Notícia cadastrada em: 19/07/2018 11:42