Banca de DEFESA: JANDIRA REIS VASCONCELOS

DISCENTE: JANDIRA REIS VASCONCELOS
DATA: 10/07/2018
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PROPRIEDADE INTELECTUAL
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade intelectual. Bibliometria. Inovações tecnológicas
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A análise da produção do conhecimento científico permite avaliar a evolução da ciência, bem como resultar em indicadores bibliométricos, que evidenciem o desenvolvimento de áreas específicas. Neste sentido, uma das formas de se avaliar o processo da produção acadêmica é através da bibliometria, pois consiste em uma ferramenta que possibilita, por meio de técnicas estatísticas, quantificar e mensurar dados, bem como identificar padrões e tendências do que se pretende investigar. Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica nas teses e dissertações das Universidades Federais do Nordeste, com o intuito de verificar a contribuição dos Programas de Pós-Graduação na produção acadêmica sobre a Propriedade Intelectual a partir da Lei de Inovação de 2004. Tendo em vista a importância e abrangência da Propriedade Intelectual, por se tratar de uma área que cuida dos aspectos jurídicos, relativos a proteção da criação humana, bem como devido a sua relevância no ambiente acadêmico, sobretudo nas Universidades Federais devido ao que concerne a Lei de Inovação. Esta pesquisa classifica-se como exploratória, com abordagens quantitativa e qualitativa, tendo como campo de estudo: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A coleta de dados foi feita na Base de Dados de Teses e Dissertações da CAPES e nos Repositórios Institucionais das instituições pesquisadas. Como estratégia de busca utilizou-se o termo “Propriedade Intelectual”, que permitiu encontrar 4 teses e 34 dissertações. Para organização dos dados foram utilizados os softwares Excel e Word Art. Com os resultados, foi possível identificar os Programas de Pós-Graduação que desenvolveram pesquisas em Propriedade Intelectual, as temáticas abordadas, palavras-chave mais recorrentes e os autores mais proeminentes. Dessa forma, foi viável traçar um panorama dos aspectos da pesquisa em Propriedade Intelectual através da construção de indicadores bibliométricos, bem como de um banco de dados com autores e referências bibliográficas.

Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Presidente - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2939765 - TELMA DE CARVALHO

Notícia cadastrada em: 03/07/2018 10:12