Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO FONTES MACEDO
DATA: 29/05/2018
HORA: 08:30
LOCAL: AUDITORIO DO DEF
TÍTULO: GAMIFICATION É UM PROCESSO QUE NECESSITA SER PATENTEADO
PALAVRAS-CHAVES: Gamification; Patente; Processo; Patenteabilidade
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
O Gamification é uma tendência nas empresas globais e literatura científica nas áreas de educação, saúde, recursos humanos, marketing, vendas, turismo, etc. O Gamification possui muitas lacunas científicas, como a proteção da criação do Gamification. No mundo, os profissionais e as empresas que fornecem o serviço de Gamification tem patenteado como processo o Gamfication. Porém, no Brasil não existem depósitos de Gamification e alguns autores da área de propriedade intelectual discursam que Gamification é um método, por isso deveria ser registrado como Direito Autoral. O nosso grupo de pesquisa em trabalhos anteriores evidenciou que o Gamification é um processo, e neste trabalho o objetivo é demonstrar como proteger o Gamification na área de saúde. Para isso, desenvolveremos seis artigos: 1. Para demonstrar a evolução do Gamification na saúde; 2. A arquitetura de um Gamification e sua descrição; 3. Primeiro protótipo da arquitetura aplicado na prática; 4. Relato de caso para testar o engajamento desta arquitetura; 5. Relato de experiência demonstrar a arquitetura sendo aplicada a outro comportamento; 6. Patente de processo escrita para submissão. Portanto, todos os artigos e patentes já foram escritos e submetidos, com exceção do artigo da arquitetura. Como primeiras conclusões o presente trabalho demonstrou que o Gamification possui os requisitos necessários para patentear como processo novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.