Banca de DEFESA: MÁRCIO NANNINI DA SILVA FLORÊNCIO

DISCENTE: MÁRCIO NANNINI DA SILVA FLORÊNCIO
DATA: 23/02/2018
LOCAL: AUDITÓRIO - DTA
TÍTULO: A DINÂMICA DA PRODUÇÃO, PROTEÇÃO E COLABORAÇÃO TECNOLÓGICA DA BIOTECNOLOGICA NO BRASIL SOB O ENFOQUE DAS ÁREAS SETORIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Análise de patentes; biotecnologia; propriedade intelectual
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A propriedade intelectual desempenha um papel estratégico na indústria de biotecnologia. Em um ambiente fortemente competitivo, o uso daspatentes tornou-se generalizado entre as empresas de biociências que investem elevados volumes de recursos em Pesquisa, Desenvolvimento& Inovação (P,D&I). No Brasil, o setor de biotecnologia é nomeado como área estratégica para o desenvolvimento nacional por apresentar aplicações industriais em setores que representam parte considerável das exportações. Levando em conta o relevante papel econômico e social exercido pela bioindústria no país, o presente trabalho propõe analisar a dinâmica da produção, proteção e colaboração tecnológica da biotecnologia no Brasil por meio dos documentos de patentes concedidos pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Na coleta dos dados junto à base de patentes do INPI utilizaram-se os 30 códigos da Classificação Internacional de Patentes (CIP) na área, publicados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) conjuntamente com a classificação de nanobiotecnologia.A análise ocorreu mediante o uso de três indicadores: medidas de atividade tecnológica, medidas de proteção e Análise de Redes Sociais (ARS). A escolha dessas variáveis foi útil para compreender a dinâmica de desenvolvimento das áreas setoriais de saúde, industrial, agrícola e ambiental traçadas na Política de Desenvolvimento da Biotecnologia (PDB). Foram recuperadas 1592 patentes em biotecnologia, sendo que destas 51% estão em vigor.O panorama geral da produção biotecnológica, compreendido entre 1982 a 2016, mostrou que a maioria das patentes (90%)é de titularidade de não residentes, com destaque para as empresas privadas.O principal detentor de biotecnologias no país são os Estados Unidos,com 35,4% dos documentos concedidos.Destaca-se que o desenvolvimento da biotecnologia no Brasil está concentrado na área de saúde, em detrimento do setor ambiental. As medidas de atividade tecnológica revelaram os padrões e particularidades da evolução temporal, backlog e vigência das patentes, a distribuição geográfica, as instituições e inventores proeminentes e os principais domínios tecnológicos e suas subáreas de aplicação para cada uma das áreas setoriais. Nas medidas de proteção, foram elaborados novos indicadores baseados em dados de reivindicações e seus relacionamentos. A análise de redes mostrou uma fraca colaboração tecnológica entre os titulares de patentes em biotecnologia. Por fim, conclui-se que os setores públicos e privados vêm respondendo às demandas apresentadas pela PDB. Todavia, ainda é necessário o fortalecimento das políticas e ações já definidas para melhoria da bioindústria brasileira. Entre as ações indispensáveis está a disseminação da cultura de propriedade intelectual em relação à proteção da biotecnologia para as instituições públicas e o setor empresarial.

Interno - 2573323 - ANA KARLA DE SOUZA ABUD
Presidente - 2468009 - ANTONIO MARTINS DE OLIVEIRA JUNIOR
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARCUS LÍVIO VARELLA COELHO