Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁTIMA REGINA ZAN
DATA: 18/12/2017
HORA: 14:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: AÇÕES ESTRATÉGICAS NAS ENTIDADES GESTORAS/CERTIFICADORAS DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DE VINHOS
PALAVRAS-CHAVES: Vinhos; Indicações Geográficas; Ações Estratégicas; Propriedade Intelectual.
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
O avanço na implementação de Indicações Geográficas (IGs), em nível mundial, ocorreu a partir da entrada em vigor do Acordo Sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (ADPIC/TRIPS), em 1995. Consequentemente, os países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) passaram a ter obrigatoriedade de criar mecanismos, ou seja, um marco jurídico nacional de proteção de propriedade intelectual e regulamentação de utilização da marca coletiva criada através das IGs. Além da proteção dos produtos, o sucesso de uma IG depende da Gestão Estratégica das entidades que promovem a organização dos agentes econômicos para a certificação dos produtos. A implementação de estratégias no âmbito das organizações associativas, depende do envolvimento de todos os associados (stakeholders) para obter resultados eficientes e eficazes. No caso das IGs, as Entidades Gestoras/Certificadoras constituídas gerenciam as atividades coletivas, mas os agentes econômicos trabalham individualmente buscando alternativas de produção e são auxiliados pela organização para manter a competividade no mercado e a proteção dos produtos como uma modalidade de propriedade industrial. As informações e dados, documentos e percepções, foram coletados no âmbito das Indicações Geográficas de vinhos, em Portugal e no Brasil. As respostas obtidas, a partir da percepção dos Agentes Econômicos, foram direcionadas para a questão da pesquisa: Quais as ações estratégicas devem estar presentes na gestão das entidades Gestoras/Certificadoras de Indicação Geográfica da produção de vinho? O objetivo central da tese foi a construção do modelo de Ações Estratégicas no processo de gestão das entidades Gestoras/Certificadoras de Indicação Geográfica na produção de vinhos. Foi gerado o modelo AE - Ações Estratégicas das Entidades Gestoras/Certificadoras, formado a partir das variáveis: Organizacionais; Governança/Comunicação; Relações Interorganizacionais; Qualidade e Boas Práticas de Fabricação; Inovação; Agregação de Valor; e Responsabilidade Social. A consolidação das IGs contribui para o desenvolvimento dos Agentes Econômicos envolvidos, através do trabalho realizado pelas organizações coletivas, e desempenham um papel fundamental para manter a cultura, tradição e a qualidade dos vinhos das regiões demarcadas. O framework desenvolvido resultou o modelo AE, que demonstra através das variáveis significativas, que a articulação para o registro da IG, precisa ser avaliada constantemente por seus membros, esta ferramenta é um auxílio para a melhoria da gestão das entidades Gestoras/Certificadoras. As boas práticas de gestão são necessárias para garantir que as IGs sejam realmente ferramentas de desenvolvimento e obtenham sucesso, além de que, é importante a participação de todos os associados (stakeholders) no processo de gestão e regulamentação.