Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ NILTON DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ NILTON DE MELO
DATA: 11/12/2017
LOCAL: SALA MULTIUSO - PPGPI
TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE PESQUISA PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO: O CASO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Infraestrutura científico-tecnológica; ciência, tecnologia e inovação; relação universidade-empresa-governo;
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O que torna uma infraestrutura de pesquisa mais adequada para produzir propriedade intelectual? Certamente essa é uma pergunta desafiadora, uma vez que diversas variáveis estão em jogo, tais como a capacidade individual do coordenador; a quantidade e a especialização (graduados, mestres, doutores) dos bolsistas de pesquisa; os recursos financeiros disponíveis para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); a cooperação com outras infraestruturas e com o mercado; o valor e a modernização dos equipamentos de pesquisa, dentre outras. As infraestruturas de pesquisa precisam estar no centro das políticas de incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), uma vez que é no laboratório, através do uso dos equipamentos e com os recursos humanos e financeiros envolvidos, que ocorre tanto a pesquisa quanto a inovação. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo comparar as infraestruturas de pesquisa dos institutos federais (IFs) com outras instituições de ciência e tecnologia do Brasil, sobretudo as universidades, no intuito de verificar as tendências, relações e padrões existentes entre elas e apontar os caminhos de superação e adequação dos IFs à sua nova vocação, que além de promover a educação, é gerar ciência, tecnologia e inovação no país. A fim de alcançar esse objetivo, o trabalho fará um estudo descritivo, por meio de indicadores de input/output, acerca da importância da infraestrutura de pesquisa para a produção científica e na obtenção de patentes nas regiões brasileiras; fará também um estudo de caso no intuito de descobrir o perfil das infraestruturas de pesquisa dos Institutos Federais e, por fim, realizará uma análise comparativa, por meio de estudo de casos múltiplos, entre as infraestruturas de pesquisa dos institutos federais e de universidades públicas e particulares, no intuito de identificar as principais áreas de defasagem e apontar os caminhos de superação, subsidiando os gestores dos IFs quanto às necessidades de investimentos e melhorias na área.

Presidente - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Interno - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO GOMES
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Externo à Instituição - RUTH SALES GAMA DE ANDRADE