Banca de DEFESA: DIMITRIUS PABLO SABINO LIMA DE MIRANDA

DISCENTE: DIMITRIUS PABLO SABINO LIMA DE MIRANDA
DATA: 19/12/2017
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: ANÁLISE DOS FATORES DE DIFICULDADE E APOIO NA GESTÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Cooperação Universidade-Empresa
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Os países que mais inovam tecnologicamente adquirem vantagens competitivas em relação aos demais, em função disso a gestão da tecnologia protegida por meio da propriedade intelectual se tornou um tema de extrema relevância para a maior parte das nações. No Brasil, as universidades públicas desenvolvem diversas inovações tecnológicas com potencial de transferência para o setor produtivo, que poderia permitir o desenvolvimento tecnológico e econômico do país. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar como estão estruturadas as universidades federais da região do nordeste brasileiro quanto à sua regulamentação de propriedade intelectual, bem como os processos de transferência de tecnologia para empresas, buscando identificar fatores de dificuldade e apoio a essa prática. O trabalho utilizou uma abordagem exploratória e qualitativa de análise, tendo como objeto de estudo as Universidades Federais da região Nordeste do Brasil. Foram levantadas as regulamentações internas de todas as universidades estudadas relativas à Propriedade Intelectual (PI) e a Transferência de Tecnologia (TT) e informações sobre o desempenho em patenteamento e transferência de tecnologia das instituições. Na busca por maiores informações foram aplicados questionários juntos aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de cada universidade, principais responsáveis pela gestão da PI e da TT. Os resultados do estudo foram divididos em cinco categorias: estrutura de proteção da propriedade intelectual na instituição, normatização interna das universidades quanto à PI e a TT, desempenho das universidades quanto à proteção da propriedade intelectual, desempenho das universidades quanto à transferência de tecnologia e cooperação universidade-empresa. Foram verificados ainda aspectos relacionados a formação e ao grau de instrução dos colaboradores dos NITs. Como conclusão, diante do nível e do grau de instrução dos colaboradores dos NITs das universidades pesquisadas, verificou-se uma preocupação quanto à qualidade dos recursos humanos, há um aumento de cursos e eventos oferecidos pelos NITs o que permite a disseminação da uma cultura de PI e em relação à propriedade intelectual produzida nas universidades. Notou-se também, um aumento significativo de pedidos de proteção junto ao INPI. Em análise comparativa, foram verificadas quais universidades possuem maior atividade de proteção da propriedade intelectual produzida. Os resultados também demonstram os desafios identificados na TT nessas universidades, sendo os principais deles são quanto à estrutura pessoal dos NITS ou quantitativo de colaboradores, sendo que nem todas as universidades possuem regulamentações internas voltadas à PI e a TT, quanto à valoração da tecnologia ou mesmo um plano prévio de comercialização da PI produzida, quanto à publicidade ou marketing do portfólio de PI da universidade, falta de apoio financeiro do governo ou da universidade em si e quanto à cooperação dificuldades de entendimento ou comunicação entre a academia e o empresariado.

Interno - 285.033.170-87 - MARIA EMILIA CAMARGO
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA PINHEIRO MACHADO