Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILSON ARAUJO PIRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILSON ARAUJO PIRES
DATA: 08/06/2017
LOCAL: SALA MULTIUSO - PPGPI
TÍTULO: Transferência de Tecnologia: Determinantes do Desempenho dos Núcleos de Inovação Tecnológica do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação. Propriedade Intelectual. Financiamento, Escritório de Transferência de Tecnologia
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Os Escritórios de Transferência de Tecnologia (ETTs), conhecidos no Brasil como Núcleos de Inovação Tecnológica, têm sido apontados como importantes atores para intermediar a relação universidade-indústria-governo, a partir do incentivo a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e da transferência de tecnologia. O papel dos ETTs é estratégico para a consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de diversos países, como, por exemplo, os Estados Unidos da América, o Reúno Unido, o Japão, Portugal, Brasil etc. No Brasil, esses escritórios têm sido apoiados pelas organizações de fomento federais e estaduais desde 2004, quando passaram a ser mais frequentes em Instituições Científicas e Tecnológicas, com a promulgação da Lei de Inovação Tecnológica, assumido funções de gerir a política de inovação e promover a proteção por direitos de propriedade intelectual, das pesquisas acadêmicas. Nesse contexto, investiga-se a relação entre as Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa (FAPs) e a consolidação de ETTs e como as FAPs contribuíram para a construção de um ambiente favorável a transferência de tecnologia entre universidade e empresa. Em outra perspectiva, apesar de passados mais de uma década, os ETTs brasileiros têm sido pouco estudados, especialmente acerca do desempenho das suas atividades de transferência de tecnologia. Assim, um dos objetivos da presente pesquisa é investigar os determinantes do desempenho de ETTs do Brasil no patenteamento de resultados de pesquisas acadêmicas e nas atividades de transferência de tecnologia. A pesquisa foi distribuída em três abordagens: a) pesquisa sistemática acerca de ETTs, realizada em base de dados de periódicos científicos com acesso disponível pelo Periódicos Capes; b) levantamento dos Editais disponibilizados por FAPs para apoiar aos ETTs, dede a Lei de Inovação Tecnológica até o ano de 2016; c) análise comparativa do desempenho dos ETTs do Brasil com seus homólogos em Portugal. A pesquisa sistemática identificou os principais artigos científicos acerca de ETTs, publicados entre os anos de 1988 até o início do ano de 2017, selecionando-se 120 documentos. No levantamento dos Editais, foram investigadas todas as 26 fundações estaduais e, encontrados 35 editais e um programa, dedicados a apoiar os ETTs, distribuídos em 12 FAPs. Por fim, análise do desempenho de ETTs de Brasil e Portuga será realizado a partir do estudo do Formulário para Informações sobre a Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas e Tecnológicas do Brasil, do ano de 2016 e, em Portugal, os dados identificados no website de ETTs universitários, em documentos institucionais e entrevista estruturada com os gestores desses Escritórios. Os resultados serão fundamentais na proposição de políticas governamentais e institucionais para aperfeiçoar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiro e avançar na utilização do conhecimento, especialmente o acadêmico, como propulsor do desenvolvimento social, econômico e tecnológico.

Presidente - 544.177.325-15 - CRISTINA MARIA ASSIS LOPES TAVARES DA MATA HERMIDA QUINTELLA
Interno - 1166728 - JOSE RICARDO DE SANTANA
Externo à Instituição - RAFAEL LEITE PINTO DE ANDRADE