A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEITON RODRIGUES DE VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEITON RODRIGUES DE VASCONCELOS
DATA: 20/03/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala F2 do NUPEG
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO SISTEMA NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL NA PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS: UMA ABORDAGEM COM BASE NO MÉTODO SERVTRIZ
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Propriedade Intelectual; Escala SERVQUAL; Teoria TRIZ; Instituo Nacional de Propriedade Industrial
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A questão da proteção à propriedade intelectual se apresenta como uma área crucial para apoiar o processo de desenvolvimento de qualquer país, tendo em vista que é nesse âmbito que estão ocorrendo as maiores disputas estratégias por meio da exploração de patentes e marcas, pela reprodução de obras artísticas e literárias, e também pela proteção do patrimônio genético. Assim o diagnóstico preciso das demandas permite tanto aos formuladores quanto implementadores dos programas e políticas governamentais identificar pontos de estrangulamento e evidenciar características prioritárias que contribuam para um melhor desempenho do serviço que está sendo oferecido. Nesse sentido, a proposta desse trabalho apresenta um modelo de avaliação do desempenho do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) que contemple a percepção dos usuários sobre os serviços oferecidos pelo instituto e formas para a resolutividade dos problemas categorizados. Para isso a Escala SERVQUAL foi utilizada para mensurar as características do serviço de acordo com cinco grupos de perguntas que contemplam: aspectos tangíveis, credibilidade, responsividade, garantia e empatia, relacionado com a metodologia TRIZ (Teoria da Resolução Inventiva de Problemas), para propor soluções para os problemas mais evidenciados tento em vista os gaps de expectativa e percepção acerca do INPI. A integração entre estas duas metodologias permite a formulação de novas estratégias não somente através de funções úteis/desejadas, mas também, de funções neutras e funções prejudiciais/indesejadas, comumente não contemplados em outros modelos de investigação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2022042 - DANIEL PEREIRA DA SILVA
Interno - 2483844 - RENATA SILVA MANN
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo à Instituição - DENISE DUMKE DE MEDEIROS
Externo à Instituição - MARCOS WANDIR NERY LOBAO

Notícia cadastrada em: 20/03/2017 13:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf