Banca de DEFESA: EURYDICE MARIA DANTAS DE ALENCAR

DISCENTE: EURYDICE MARIA DANTAS DE ALENCAR
DATA: 10/02/2017
LOCAL: Sala Multiuso do PPGPI
TÍTULO: HISTÓRICO EVOLUTIVO DAS PATENTES DE WHEY PROTEIN E O COMPORTAMENTO DO BRASIL QUANTO AO CONSUMO E IMPORTAÇÃO NO PERÍODO 2005 A 2015
PALAVRAS-CHAVES: Suplemento; Whey protein; Patente; Prospecção; INPI; Anvisa
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil através da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e das diretrizes da Segurança Alimentar e Nutricional objetiva dar assistência a população através de políticas de segurança alimentar apropriadas ao bom desenvolvimento físico e mental. Nesse sentido, avaliar as políticas e programas em saúde pública é fundamental para uma sociedade saudável, pois contribui na redução de recursos de projetos que não trazem benefícios direto a população. Poder avaliar a situação do Brasil no período compreendido entre 2005 a 2015 em rela& ccedil;ão à comercialização de suplementação alimentar é poder traçar um panorama atual da real situação do país, usando como modelo Whey protein, em relação as patentes, importação e consumo na área da saúde. Diante do elevado consumo e dos diversificados suplementos nutricionais disponíveis no mercado, é preocupante o uso indiscriminado dessas substâncias havendo a real necessidade de regulamentações mais rigorosas para comercialização de tais produtos, não só no que diz respeito a sua prescrição como também no que diz respeito a sua eficiência e segurança. Diante do exposto, a proposta metodológica desse trabalho é utilizar a análise patentaria para a realiz ação de um estudo prospectivo sobre suplementos alimentares que será realizado com base em critérios estabelecidos pela classificação atual da ANVISA, utilizando como uma das ferramentas computacional o VantagePoint para identificar os rumos do setor de suplementos alimentares pela análise de patentes em determinados campos tecnológicos. Os resultados são apresentados de forma descritiva e em tópicos, no qual o primeiro trata do levantamento das patentes concedidas nas bases de dados nacionais e internacionais, em seguida serão abordadas também as questões relacionadas aos suplementos alimentares comercializados no Brasil com foco no Whey Protein. De acordo com os dados apresentados na análise prospectiva d e patentes de suplementos no Brasil e no mundo, tendo como foco o whey protein, observou-se que nas últimas décadas os depósitos de patentes apresentaram ascensão, tendo maior relevância no ano de 2013, sendo que após esse ano, os números de depósitos mantiveram-se uniformes. Notou-se ainda que dentre os três tipos de whey protein utilizados no mercado mundial, a forma de whey protein concentrada predomina nos principais detentores da tecnologia, utilizados por inventores com depósitos no Japão, França e Canadá.

Externo ao Programa - 1364628 - ALVARO ALBERTO DE ARAUJO
Interno - 1290641 - GLAUCIO JOSE COURI MACHADO
Presidente - 1689571 - JANE DE JESUS DA SILVEIRA MOREIRA

Notícia cadastrada em: 27/01/2017 11:20