Banca de DEFESA: AMANDA LUIZA SOARES SILVA

DATA: 01/12/2016
LOCAL: SALA MULTIUSO - PPGPI
TÍTULO: Centros de Empreendedorismo e a Relação com a Propriedade Intelectual
PALAVRAS-CHAVES: Centros de Empreendedorismo. Empreendedorismo. Propriedade Intelectual. Transferência de Tecnologia. Parques e Incubadoras.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Empreendedorismo é o processo de criação de negócios ou projetos inovadores e criativos com alto valor agregado para a economia. As utilizações de práticas empreendedoras dentro das universidades são uma das formas da comunidade científica transformar o conhecimento gerado por essas instituições de ensino e pesquisa em tecnologia efetivamente transferível para o mercado. A proteção da Propriedade Intelectual – PI por universidades converge com o atual foco da academia em estimular o empreendedorismo nos alunos. Os Centros de Empreendedorismo – CEs oferecem multisserviços (competições de planos de negócios, estágios, clubes de estudantes, educação a distância, seminários e workshops) para alunos, professores e comunidade em geral, funcionando como promotores da Educação Empreendedora – EE e apoiando na criação de empresas. O presente estudo teve como objetivo geral caracterizar os CEs e sua relação com a PI. O estudo foi caracterizado como quantitativo, exploratório e descritivo, a estratégia de pesquisa utilizada foi o método misto com survey transversal e pesquisa documental. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line com os diretores dos centros e pesquisa de documentos no site do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI. Os resultados referem-se as características dos CEs: a localização dos centros concentra-se na região Sudeste do Brasil, os anos de fundação variaram entre 2004 e 2016, a quantidade de funcionários é de 1 a 26 e as principais fontes de recursos financeiros são a própria Instituição de Ensino Superior – IES, receita de curso, parceria baseada em networking e patrocínio. Quanto às atividades das IES diretamente relacionadas aos CEs, tem-se disciplinas de empreendedorismo variaram de 1 a 42, os grupos de pesquisa de 1 a 3 e os clubes de estudantes de 1 a 3. Em relação às atividades de transferência de tecnologia e incubação concentraram-se nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Quanto a pesquisa no INPI sobre PI das universidades e faculdades que possuem CEs, obteve-se os seguintes dados: desenho industrial (34), marca (156), registro de software (237) e patente (1.171).

Presidente - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO GOMES
Interno - 1166728 - JOSE RICARDO DE SANTANA
Externo à Instituição - MARCOS WANDIR NERY LOBAO

Notícia cadastrada em: 22/11/2016 09:59