Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA SOUTO FERREIRA

DISCENTE: CAROLINA SOUTO FERREIRA
DATA: 19/08/2016
LOCAL: Sala Multiuso do PPGPI
TÍTULO: Gestão da Propriedade Intelectual: Estudo de Caso do Parque Tecnológico - SergipeTec (SE)
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Intelectual; Gestão da Inovação; Empreendedorismo; Parque Tecnológico.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Muitos estudiosos afirmam que a economia contemporânea se movimenta em função da geração e da incorporação de inovações. Dessa forma, a inovação se apresenta como um importante instrumento de competitividade em relação às necessidades do mercado, como também um elemento fundamental para o desenvolvimento econômico e social de uma nação. Assim, para prosperarem, as empresas precisam desenvolver capacidades dinâmicas, isto é, criar, ampliar e modificar os meios pelos quais se mantêm neste mercado. Conjuntamente com essas competências tem-se a tecnologia, que se tornou um dos motores de propulsão da sociedade contemporânea, e também o empreendedorismo. Diante disso verifica-se a importância dos parques tecnológicos e das incubadoras de empresas, que exercem papel fundamental dentro do sistema de inovação, principalmente como ferramentas de suporte para criação e crescimento de empresas de bases tecnológicas. Esses ambientes, genericamente, cumprem a missão de promover o empreendedorismo com vistas à inovação tecnológica, à produção do conhecimento, e à criação do trabalho e renda, necessários ao fortalecimento das empresas intensivas em tecnologia, configurando-se elementos relevantes da paisagem econômica. Em face das constantes mudanças do mercado consumidor os setores de alta tecnologia tornaram-se cada vez mais gestores. Este fato é notado pelo crescimento do número de registro de patentes e licenciamentos de propriedade intelectual. Assim, a Propriedade Intelectual se mostra como um fator estratégico para inovação científica e tecnológica, onde a proteção garante ao titular da criação o direito e exclusividade da propriedade. A gestão do capital intelectual é um dos principais ativos de uma empresa, configurando-se assim relevante fonte de vantagem competitiva. A proteção da PI se tornou indispensável para garantir a sobrevivência das empresas e os gestores dos diversos PT enfrentam desafios diários com relação à gestão da inovação. Em face disso, entender o empreendedorismo e os modelos de gestão de PI é importante para poder identificar oportunidades para geração de ganhos econômicos e a criação de empresas e produtos. Diante do exposto, o objetivo principal deste estudo foi elaborar uma proposta de um Modelo de Gestão de Propriedade Intelectual para os parques tecnológicos como uma alternativa de proteção e práticas de gestão de ativos intangíveis de PI gerados pelas empresas inseridas nesses ambientes, através de ações de empreendedorismo, gestão de portfólio de Propriedade Intelectual, apoio jurídico, tecnológico e operacional. O método de análise aplicado na pesquisa foi um estudo de caso, definido como unidade o Parque Tecnológico do Estado de Sergipe (SergipeTec), onde foi realizado no primeiro momento uma pesquisa descritiva, por meio de observação e pesquisa documental. Os resultados obtidos mostraram que ações educativas e uma gestão adequada de PI são fundamentais para as empresas de bases tecnológicas com a finalidade de identificar, explorar e proteger seus ativos intangíveis conferindo aos seus titulares o direito de explorar e comercializar seus objetos de modo a lograr recompensa e reconhecimento por eles.

Interno - 1290641 - GLAUCIO JOSE COURI MACHADO
Presidente - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO GOMES