Banca de DEFESA: PEDRO MENDES DE SOUZA

DISCENTE: PEDRO MENDES DE SOUZA
DATA: 08/06/2016
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: MODELOS DE VALORAÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO INDUTOR DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS
PALAVRAS-CHAVES: patentes; universidades; valoração de tecnologias.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As universidades possuem um importante papel no desenvolvimento científico na região onde estão inseridas. Desse processo nascem novas tecnologias, que se tornam parte dos ativos intangíveis da instituição. Possibilidades de negociação surgem ao considerar os agentes envolvidos, dentre eles, as próprias universidades, empresas e áreas de atuação. Implementar ações estratégicas em apoio a tomada de decisão é algo que se faz necessário em meio a utilização de bens intangíveis como agregador de valor ao titular da tecnologia. Portanto, essa operação é fundamental quando se busca novas formas de entrada de capital. Assim, o objetivo desse trabalho é investigar as tendências de pesquisa e os métodos de valoração de patentes nas mais importantes universidades públicas brasileiras. Adicionalmente, busca-se: demonstrar o desempenho das universidades quanto ao depósito de pedido de patentes, em período determinado. A metodologia de pesquisa foi de estudo exploratório e qualitativo com estratégia de pesquisa de casos múltiplos, tendo como materiais secundários relatórios e websites das universidades e suas agências. Foi verificado que as universidades mantêm uma relativa estabilidade no número de deposito de patentes, concentrando suas pesquisas em cinco grandes áreas, e que suas agências valoram seus inventos baseadas na vida financeira das empresas negociantes, somando-se a esta, as despesas de produção e depósito, além das taxa de royalties. Destaque para agência da Universidade Federal de Minas Gerais e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, que desenvolveram ferramentas próprias de valoração. Uma das universidades analisadas permanece em processo de planejamento de ações.

Presidente - 2468009 - ANTONIO MARTINS DE OLIVEIRA JUNIOR
Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO