A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSA ELAINE ANDRADE SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSA ELAINE ANDRADE SANTOS
DATA: 29/10/2015
HORA: 17:00
LOCAL: Sala Multiuso do PPGPI
TÍTULO: MAPEAMENTO DA PROTEÇÃO DAS MARCAS DO SETOR BANCÁRIO NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Bancos, Marcas, Investimento, Proteção.
PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

As marcas eram instrumentos de identificação de produtos e serviços desde o século XIV nas

corporações de ofício. Desde então, nota-se uma maior ligação das empresas dos mais variados ramos

produtivos, a criação e proteção da sua marca. O setor bancário brasileiro por ser um dos melhores do

mundo, investe de forma incisiva em sua marca corporativa. No tocante jurídico, a proteção da marca se

dá através Lei nº 9.279/1996, conhecida como Lei de Propriedade Industrial regula sobre o que pode ser

protegido como marca. A titularidade da marca é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade

Industrial – INPI, órgão que analisa a distintividade, originalidade e identidade visual deste ativo.

Alocado como ativo intangível, vem se destacando nos últimos anos dentro dos maiores bancos

brasileiros. Alguns já despontam como bancos com marcas fortes no cenário econômico atual.

Aumentam assim o valor de suas ações, impactando diretamente nos resultados destas corporações. E

nas relações com seus clientes e público alvo. Para mantê-los, o setor bancário investe constantemente

em mudanças no layout com fins de facilidades de acesso aos bancos e novos produtos, sendo que a

atração visual é o melhor mecanismo para isso. Dessa forma, o destaque do valor da marca de

determinado banco cria ambiente de satisfação dos clientes e maior liquidez no mercado financeiro. Os

objetivos do presente trabalho são analisar o retorno financeiro dos bancos que protegeram suas marcas,

o impacto desta proteção na competitividade no mercado, averiguar a influência do cenário econômico

para se investir na proteção e inovação da marca, descrever as estruturas de proteção, analisar os

determinantes internos e externos para manter e atrair clientes por meio da sua marca, correlacionar

marcas à satisfação do consumidor em ser cliente de determinado banco, estudar os processos de

valorização do ativo intangível e o seu potencial competitivo e investigar os indicadores econômicos e

de desempenho através da associação da marca ao banco. A análise dos dados será por meio de pesquisa

qualitativa e quantitativa dos maiores bancos brasileiros e com histórico de marca forte no mercado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo ao Programa - 1460010 - MARCELO AUGUSTO GUTIERREZ CARNELOSSI
Interno - 267.094.495-72 - SAUMINEO DA SILVA NASCIMENTO

Notícia cadastrada em: 19/10/2015 09:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf