Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSA ELAINE ANDRADE SANTOS
DATA: 29/10/2015
HORA: 17:00
LOCAL: Sala Multiuso do PPGPI
TÍTULO: MAPEAMENTO DA PROTEÇÃO DAS MARCAS DO SETOR BANCÁRIO NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Bancos, Marcas, Investimento, Proteção.
PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
As marcas eram instrumentos de identificação de produtos e serviços desde o século XIV nas
corporações de ofício. Desde então, nota-se uma maior ligação das empresas dos mais variados ramos
produtivos, a criação e proteção da sua marca. O setor bancário brasileiro por ser um dos melhores do
mundo, investe de forma incisiva em sua marca corporativa. No tocante jurídico, a proteção da marca se
dá através Lei nº 9.279/1996, conhecida como Lei de Propriedade Industrial regula sobre o que pode ser
protegido como marca. A titularidade da marca é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade
Industrial – INPI, órgão que analisa a distintividade, originalidade e identidade visual deste ativo.
Alocado como ativo intangível, vem se destacando nos últimos anos dentro dos maiores bancos
brasileiros. Alguns já despontam como bancos com marcas fortes no cenário econômico atual.
Aumentam assim o valor de suas ações, impactando diretamente nos resultados destas corporações. E
nas relações com seus clientes e público alvo. Para mantê-los, o setor bancário investe constantemente
em mudanças no layout com fins de facilidades de acesso aos bancos e novos produtos, sendo que a
atração visual é o melhor mecanismo para isso. Dessa forma, o destaque do valor da marca de
determinado banco cria ambiente de satisfação dos clientes e maior liquidez no mercado financeiro. Os
objetivos do presente trabalho são analisar o retorno financeiro dos bancos que protegeram suas marcas,
o impacto desta proteção na competitividade no mercado, averiguar a influência do cenário econômico
para se investir na proteção e inovação da marca, descrever as estruturas de proteção, analisar os
determinantes internos e externos para manter e atrair clientes por meio da sua marca, correlacionar
marcas à satisfação do consumidor em ser cliente de determinado banco, estudar os processos de
valorização do ativo intangível e o seu potencial competitivo e investigar os indicadores econômicos e
de desempenho através da associação da marca ao banco. A análise dos dados será por meio de pesquisa
qualitativa e quantitativa dos maiores bancos brasileiros e com histórico de marca forte no mercado.