Banca de DEFESA: GLAUCIA DA ROCHA ACIOLI

DISCENTE: GLAUCIA DA ROCHA ACIOLI
DATA: 21/09/2015
LOCAL: Auditório Polo de Gestão
TÍTULO: PATENTEAMENTO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NO BRASIL: TENDÊNCIAS, OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIAS
PALAVRAS-CHAVES: patentes; indicadores; indústria farmacêutica
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A inovação tecnológica é um relevante instrumento de competitividade diante das novas exigências de mercado para a sustentabilidade das empresas. Nesse sentido, pode ser utilizada estrategicamente não apenas como vantagem para a redução da concorrência a partir da diferenciação de um novo produto, mas também para marcação de domínio de posição em mercados rentáveis e competitivos. Por isso, torna-se imprescindível a proteção dos novos ativos em diversos setores industriais. Dentre os instrumentos de proteção relativos aos direitos de propriedade intelectual estão as patentes, as quais conferem diversas vantagens competitivas a seu titular, não permitindo que terceiros usem, distribuam, importem ou vendam sem o seu consentimento. No setor farmacêutico, em que os medicamentos produzidos para solucionar diversos problemas de saúde da população resultam de processos caros, as patentes se tornam um incentivo para as inovações. Considerando a relevância econômica e social da atividade de patenteamento e da indústria farmacêutica para o país, o presente trabalho realizou uma análise sistêmica do patenteamento na indústria farmacêutica brasileira, avaliando os pedidos de patentes depositados na base do INPI pelas empresas líderes do segmento e analisando indicadores para categorização das suas tendências e estratégias. Os resultados indicaram principalmente o crescimento recente da indústria farmacêutica nacional, conforme ciclo de vida tecnológico, o comportamento estratégico analítico das empresas EMS e Eurofarma, o defensor, da União Química, e o prospector, da Aché e Hypermarcas e oportunidades de mercado para investimentos das empresas farmacêuticas brasileiras nas áreas oncológica e alérgica.

Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Presidente - 2468009 - ANTONIO MARTINS DE OLIVEIRA JUNIOR
Externo ao Programa - 1699638 - TATIANA PACHECO NUNES

Notícia cadastrada em: 21/09/2015 09:00