Banca de QUALIFICAÇÃO: GLESSIANE DE OLIVEIRA ALMEIDA

DISCENTE: GLESSIANE DE OLIVEIRA ALMEIDA
DATA: 05/08/2015
LOCAL: Laboratório de técnica dietética no DNUT.
TÍTULO: PERFIL DA PROTEÇÃO MARCÁRIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS PRODUZIDOS E COMERCIALIZADOS POR INDÚSTRIAS NO ESTADO DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Proteção marcária, Propriedade Intelectual, Indústria de alimento, marcas
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

É notória a importância da proteção das marcas na sociedade moderna e, principalmente, para o crescimento e a sobrevivência de organizações empresariais. Além do que as marcas inspiram desejos, trazem lembranças e atestam qualidade, por esse motivo, precisam de proteção, assim a Lei de Propriedade Industrial (9.279/96) traz a definição e resguarda o direito de exclusividade do titular sobre as criações de marca. Destaca-se que a marca é um dos ativos intangíveis mais importantes de uma organização ou entidade, seja no diversos ramos de comercialização. Em Sergipe, o setor industrial de alimentos é o segundo maior que impulsiona a economia do estado e se constitui de um número elevado de empreendimentos que tem como foco o mercado local e regional. Assim, partindo do ponto que o setor alimentício é o um dos ramos mais importantes para Sergipe e a influência da qualidade do valor da marca tem peso decisivo para o consumidor, esta pesquisa objetiva avaliar o perfil de registro de marcas de produtos de indústrias alimentícias fabricantes do Estado de Sergipe. Inicialmente, será realizado levantamento das indústrias fabricantes de alimentos juntamente com a identificação dos produtos. A partir destes dados será feito um estudo tipo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa. A partir de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) será feita a verificação da proteção marcária dos produtos identificados. Espera-se que o setor alimentício do Estado tenha expressividade no registro de suas marca, pois a importância desta configura fator propulsor de desenvolvimento econômico como também agrega valores socioculturais para a região a qual essas indústrias estão inseridas, maior confiabilidade de seus consumidores e elevada capacidade de competição no setor alimentício.

Presidente - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo ao Programa - 1460010 - MARCELO AUGUSTO GUTIERREZ CARNELOSSI

Notícia cadastrada em: 05/08/2015 09:55