Banca de DEFESA: KETYLEN VIEIRA SANTOS

DISCENTE: KETYLEN VIEIRA SANTOS
DATA: 10/02/2022
LOCAL: Remota
TÍTULO: LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E PARCELAMENTO DA ADUBAÇÃO NO CULTIVO DA CEBOLA EM AMBIENTE PROTEGIDO
PALAVRAS-CHAVES: Allium cepa L. Penman-Monteith. Evapotranspiração da cultura. adubação nitrogenada. adubação potássica.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos
ESPECIALIDADE: Tecnologia e Problemas Sanitários de Irrigação

A cebola (Allium cepa L.) é um dos alimentos mais consumidos mundialmente e se sobressai entre as demais hortaliças devido ao seu alto potencial produtivo, de consumo e importância financeira. Uma técnica bastante utilizada no cultivo da cebola é a irrigação, principalmente no nordeste brasileiro, devido às características climáticas, relevo, umidade do ar. Aliada a irrigação, a adubação é outra técnica de suma importância, dentre os nutrientes exigidos pela cultura destacam-se o nitrogênio (N), que apresenta maior influência na sua produção, e o potássio (K), responsável por diversas reações fotossintéticas. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar o comportamento da cebola Vale Ouro IPA-11 quando submetida a diferentes métodos de estimativa de lâminas de irrigação, além de avaliar o desempenho da cultura nos diferentes parcelamentos de adubação de cobertura. O experimento foi realizado em ambiente protegido do Departamento de Engenharia Agronômica (DEA), localizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e conduzido por delineamento experimental em blocos casualizados em esquema fatorial de 5 x 4, constituídos de 5 métodos de estimativa de lâmina de irrigação (Penman-Monteith, Hargreaves-Samani, Camargo, Jassen-Haise e Blanney-Criddle) e diferentes parcelamentos da adubação de cobertura abrangendo 15, 30, 45, 60 após o transplantio, totalizando 20 tratamentos e 4 repetições. Após a colheita foram avaliados: produtividade total e comercial dos bulbos, massa média dos bulbos comerciais, eficiência no uso da água para produtividade total e comercial, determinação do pH, sólidos solúveis totais, acidez titulável total, relação sólidos solúveis totais/acidez total titulável. Os parcelamentos da adubação de cobertura foram estatisticamente insignificantes em todas as variáveis analisadas. Os métodos de estimativa das lâminas de irrigação e o parcelamento da adubação de cobertura não influenciaram as características qualitativas dos bulbos. O tratamento L3 (método de Blaney-Criddle) apresentou o melhor desempenho, sendo responsável pelas maiores taxas de produtividade total de bulbos, eficiência do uso da água para a produtividade total e comercial e a maior massa média dos bulbos comerciais. Todos os tratamentos obtiveram bons resultados diante os parâmetros analisados, conforme recomendado pela literatura, sendo boas alternativas para as condições estabelecidas.

Presidente - 731922 - RAIMUNDO RODRIGUES GOMES FILHO
Interno - 275.669.353-72 - CLAYTON MOURA DE CARVALHO
Externo ao Programa - 2579022 - GREGORIO GUIRADA FACCIOLI

Notícia cadastrada em: 03/02/2022 20:30