Banca de DEFESA: KAYC ARAUJO TRINDADE

DISCENTE: KAYC ARAUJO TRINDADE
DATA: 11/11/2021
LOCAL: PRORH
TÍTULO: APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA PARA FINS NÃO POTÁVEIS COM AUXÍLIO DE MODELO COMPORTAMENTAL EM UNIDADE DE ENSINO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE LAGARTO/SE
PALAVRAS-CHAVES: Água de chuva. economia de água. Arduino. Recursos Hídricos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

A água se notabiliza como um dos principais recursos naturais para a sobrevivência dos seres vivos. O crescimento populacional e a multiplicação da demanda de produção de alimentos contribuem para o aumento no consumo, aumento na poluição e consequentemente a escassez de fontes de água potável. Considerando a problemática que envolve a água, o desenvolvimento de medidas alternativas para minimizar o consumo de água, combatendo as constantes interrupções no abastecimento e o alto custo das tarifas pode ser feito através do aproveitamento da água da chuva. O presente trabalho teve como objetivo analisar o aproveitamento de água da chuva para fins não potáveis com auxílio de modelo comportamental no Instituto Federal de Sergipe, campus Lagarto, no município de Lagarto/SE. O estudo de caso decorreu a partir da realização das etapas de coleta de dados, avaliação da aceitabilidade dos usuários, análise da qualidade de água, determinação do consumo de água não potável através de medidores de fluxo e arduino e do dimensionamento do reservatório a partir do modelo computacional Netuno. Em função disso, foi traçado o perfil pluviométrico do local do estudo, com a aplicação de questionários aos usuários que tem acesso as instalações do prédio no dia a dia, com isso foi possível observar a aceitabilidade do uso de água da chuva em diversas atividades cotidianas, relacionando a qualidade da água coletada com as atividades de fins potáveis e não potáveis. Para o reservatório da instituição foi observado que o modelo comportamental dimensionou de tal forma satisfatória, que atendeu a demanda do Instituto Federal, com base nas simulações realizadas considerando três cenários. Por fim, o ganho no âmbito ambiental através da substituição da água potável tratada pela água da chuva teve como expectativa a preservação dos recursos hídricos, além disso, o enraizamento no espaço acadêmico maximizará o potencial de disseminação de técnicas sustentáveis como também produzirá economia financeira para o Instituto Federal em estudo.

Presidente - 4178490 - INAJA FRANCISCO DE SOUSA
Interno - 1834882 - ARIOVALDO ANTONIO TADEU LUCAS
Externo à Instituição - WALDSON MARCELO DOS SANTOS SILVA

Notícia cadastrada em: 03/11/2021 12:00