Banca de DEFESA: JOSEILMA ARAÚJO SANTOS

DISCENTE: JOSEILMA ARAÚJO SANTOS
DATA: 24/08/2021
LOCAL: Online
TÍTULO: USO DE DIFERENTES BIOCARVÕES E SEUS EFEITOS NA RETENÇÃO DE ÁGUA EM SOLOS TROPICAIS
PALAVRAS-CHAVES: Capacidade de campo, uso eficiente da água, irrigação, sustentabilidade ambiental.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos
ESPECIALIDADE: Tecnologia e Problemas Sanitários de Irrigação

As grandes quantidades de resíduos orgânicos resultantes das atividades humanas podem ser reinseridas na cadeia produtiva e prestar diversos serviços ambientais, principalmente, no tocante à conservação dos recursos hídricos. O presente estudo foi dividido em duas etapas: 1. Produção e caracterização de seis tipos de biocarvão (sabugo de milho-BSM, bagaço de cana de açúcar-BBC, casca de coco seco-BCS, bagaço de laranja-BBL, lodo de esgoto-BLE e resíduo do coco verde-BCV) com o objetivo de avaliar, principalmente, o potencial para retenção de água. 2. Aplicação de diferentes biocarvões em diferentes tipos de solos (Neossolo Quartzarênico, Argissolo Vermelho Amarelo e Luvissolo Crômico) com o objetivo de avaliar seus efeitos em seletas propriedades químicas e físicas do solo, especialmente na retenção de água. Os experimentos foram desenvolvidos na Universidade Federal de Sergipe, em delineamento inteiramente casualizado. Foram determinados, entre outros, a capacidade de retenção de água (CRA), as curvas de retenção de água e a água disponível (AD). Os biocarvões apresentaram características bastante heterogêneas em função da biomassa, porém, todos eles mostraram grande potencial de retenção de água (CRA: 86,7% a 628%) e seguiram a tendência: BLE < BBL < BCV < BSM = BCS < BBC. Sendo assim, aponta-se o BBC como o mais promissor na retenção de água e o BLE, o menos eficiente. Quando incorporados aos solos, os biocarvões elevaram o pH e o teor de matéria orgânica. A CRA variou de acordo com tipo de biocarvão e com o tipo de solo, com aumento de 62% (BBC e BCV) e 28% (BLE) no Neossolo, 38% (BBC e BCV) no Argissolo, e 18% (BBC) no Luvissolo. O BBC aumentou em 40% a AD do Neossolo e em 10% no Argissolo, porém, reduziu em 20% a AD no Luvissolo, confirmando assim a sua eficiência na retenção de água dos solos arenosos e franco arenosos. Estudos adicionais a respeito dos efeitos a longo prazo do biocarvão sobre as propriedades do solo são necessários para melhor avaliação de seu potencial.

Presidente - 1051888 - MARIA ISIDORIA SILVA GONZAGA
Interno - 1834882 - ARIOVALDO ANTONIO TADEU LUCAS