Banca de QUALIFICAÇÃO: KAYC ARAUJO TRINDADE

DISCENTE: KAYC ARAUJO TRINDADE
DATA: 20/02/2020
LOCAL: PRORH
TÍTULO: APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA PARA FINS NÃO POTÁVEIS COM AUXÍLIO DE MODELO COMPORTAMENTAL EM UNIDADE DE ENSINO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE LAGARTO/SE
PALAVRAS-CHAVES: Economia de água. Arduino. Recursos Hídricos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

A água se notabiliza como um dos principais recursos naturais para a sobrevivência dos seres vivos. O crescimento populacional e a multiplicação da demanda de produção de alimento contribuem para a poluição e consequentemente a escassez de fontes de água potável. Considerando a problemática que envolve a água, o desenvolvimento de medidas alternativas para minimizar o consumo de água, combatendo as constantes interrupções no abastecimento e o alto custo das tarifas pode ser feito através do aproveitamento da água da chuva. O presente trabalho terá como objetivo analisar o aproveitamento d’água de chuva para fins não potáveis com auxílio de modelo comportamental no Instituto Federal de Sergipe, campus Lagarto, no município de Lagarto/SE. O estudo de caso terá como base as seguintes etapas: coleta de dados pluviométricos em diversos bancos de dados de órgãos estadual e federal, Analisar a qualidade da água da chuva através de parâmetros físico-químicos e microbiológicos; aplicação de questionários a comunidade acadêmica do Instituto com o objetivo de avaliar a aceitabilidade do uso da água em vários setores do Instituto, determinação do consumo de água não potável através de medidores de fluxo e arduino e o dimensionamento do reservatório a partir do modelo computacional Netuno. Com a realização desta pesquisa, espera-se traçar o perfil pluviométrico da área de estudo, estudar a percepção da comunidade acadêmica quanto aos diversos usos da água da chuva e por fim analisar a qualidade da água da chuva para fins potáveis e não potáveis. Para o dimensionamento do reservatório espera-se que o modelo comportamental dimensione de tal forma que atenda a demanda do Instituto de forma satisfatoria, para isso serão realizadas simulações considerando três cenários. Por fim, o ganho no âmbito ambiental através da substituição da água potável tratada pela água da chuva terá como expectativa a preservação dos recursos hídricos, além disso, o enraizamento no espaço acadêmico maximizará o potencial de disseminação de técnicas sustentáveis como também produzirá economia financeira para o campus.

Presidente - 4178490 - INAJA FRANCISCO DE SOUSA
Interno - 1834882 - ARIOVALDO ANTONIO TADEU LUCAS
Externo à Instituição - WALDSON MARCELO DOS SANTOS SILVA

Notícia cadastrada em: 13/02/2020 09:53