Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELIS CARVALHO MENEZES

DISCENTE: ANGELIS CARVALHO MENEZES
DATA: 19/02/2020
LOCAL: Auditório 203 da did VII
TÍTULO: RESPOSTA DA CEBOLA SUBMETIDA A DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E POPULAÇÃO DE PLANTAS EM AMBIENTE PROTEGIDO
PALAVRAS-CHAVES: Evapotranspiração da cultura, Penman-Monteith, Allium cepa.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

A cebola (Allium cepa) é uma das hortaliças cultivadas mais importantes e utilizadas em todo o mundo. No Brasil, a produção de cebola concentra-se no nordeste principalmente nos estados da Bahia e Pernambuco. A maior parte da produção agrícola em Sergipe é cultivada por agricultura de sequeiro, o que pode provocar perdas na produtividade devido às longas estiagens. A realização do manejo de irrigação depende de variáveis climáticas obtidas por métodos que estimam a evapotranspiração de referência - ETo, variável muito importante pois auxilia no consumo hídrico da cultura. A partir disso, este trabalho tem por objetivo analisar o desempenho da cebola Vale Ouro IPA-11 quando submetida às lâminas de irrigação obtidas por diferentes métodos de estimativa da evapotranspiração de referência e densidades de plantio. O experimento foi realizado em ambiente protegido localizado no Departamento de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Campus São Cristóvão e conduzido por delineamento experimental utilizando blocos casualizados em esquema fatorial de 3 x 4 com quatro repetições. O plantio foi realizado em 4 bandejas de 150 células cada e o transplantio ocorreu aos 46 dias após o plantio. Os tratamentos iniciaram aos 48 dias após o transplantio. São constituídos de três densidades de plantio (5, 4, e 3 plantas por vaso) e quatro lâminas de irrigação obtidas pela estimativa de evapotranspiração da cultura pelo kc da cultura e pelos métodos de Penman-Monteith, Camargo (1971), Hargreaves-Samani (1985) e Jensen-Haise (1963). O solo utilizado do experiemento foi oriundo do Campus Rural – UFS, caracterizado como Argissolo Vermelho Amarelo Distrófico. A análise dos macronutrientes do solo foi realizada no Instituto Tecnológico de Sergipe – ITPS. A calagem e adubação foram feitas pelo método de elevação da porcentagem de saturação por bases. Serão avaliadas as variáveis quantitativas e qualitativas: produtividade total e comercial dos bulbos, massa média dos bulbos, pH, sólidos solúveis e acidez titulável e a eficiência do uso da água no cultivo. Os resultados serão submetidos a teste de normalidade e análise de variância pelo software SAS versão 5.1. Espera-se obter lâminas de irrigação por métodos que utilizem menos dados climatológicos e que proporcionem uma maior produtividade quando comparada ao método padrão de Penman-Monteith e maior produtividade em função de maior número de plantas, submetidas a menor aplicação de lâmina de irrigação e maior densidade de plantio.

Presidente - 731922 - RAIMUNDO RODRIGUES GOMES FILHO
Interno - 275.669.353-72 - CLAYTON MOURA DE CARVALHO
Externo ao Programa - 2586933 - MARIA APARECIDA MOREIRA

Notícia cadastrada em: 13/02/2020 09:52